14 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Senado finaliza votação da reforma política, que volta para a Câmara

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/09/2015 - 21:35
Manda no zap!CompartilharTuitar

  Os senadores votaram nesta terça-feira, 8, a redação final da reforma política. Assim o texto do PLC 75/2015 vai ser agora reexaminado pelos deputados. Para as regras novas valerem para as eleições de prefeitos e vereadores do ano que vem, a proposta deve ser sancionada até 2 de outubro.

O destaque da reforma política aprovada pelos senadores é a proibição de doações de empresas e outras pessoas jurídicas a partidos políticos e a candidatos, baseada numa emenda ao Projeto de Lei da reforma, apresentada pelo senador Jorge Viana e aprovada pelo plenário no último dia 2 de setembro. A alteração, apresentada pelo Vice-presidente do Senado Federal, garante que as legendas apenas poderão receber dinheiro de pessoas físicas, mas a doação não pode ser superior ao que o cidadão recebeu no ano anterior à eleição.
Além disso, as doações devem ser por meio de cheques cruzados e nominais, de transferência eletrônica ou de depósitos em espécie devidamente identificados. A identificação do doador é obrigatória, bem como a emissão de recibos.

Uma aprovação que, para o parlamentar, foi uma vitória para a sociedade brasileira. “Entendemos que se o partido político representa parcelas dos cidadãos, seu financiamento (inclusive eleitoral) deve ser feito também por esses cidadãos. Precisamos baixar os custos das eleições, que têm crescido num ritmo exponencial”, afirmou Jorge Viana no texto de justificativa da emenda.
Outra mudança significativa está nas normas para as coligações partidárias nas eleições proporcionais. Os partidos poderão continuar a se juntar para as disputas, mas os candidatos com votações insignificantes não deverão mais ganhar cadeiras nos parlamentos. Se o texto do PLC 75/2015 for sancionado como está, somente estarão eleitos aqueles que obtiverem número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Trânsito
A prática de justificar o voto pode estar com os dias contados. A proposta assegura ao eleitor o direito de votar para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital em urnas especialmente instaladas para esse fim. Para ter esse direito, o eleitor deverá habilitar-se na Justiça Eleitoral até 45 dias antes da eleição. Precisa ainda informar onde vai votar.

Debates
Independentemente da propaganda eleitoral gratuita, as emissoras de rádio e televisão estão liberadas a promover debates. Nas mesas-redondas está assegurada a participação de filiados a partidos com pelo menos quatro deputados federais. Isso até 2020. Após 2020, deverão ser nove deputados. A participação em pelo menos três debates deve ser obrigatória aos candidatos a governador e senador no segundo turno nas eleições. Se um deles não quiser ir, o evento deve acontecer com o que compareceu.

Impressão de votos
A partir da primeira eleição geral após a sanção da lei, os votos serão impressos. A urna deverá imprimir o registro de cada voto, e o papel será depositado em um local lacrado. O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o voto e o registro impresso.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Saúde libera recursos para campanha contra hanseníase no Acre e mais 7 estados

Próxima Notícia

Aluno que detonou bomba caseira em sala de aula será transferido, afirma coordenador

Mais Notícias

FOTOS: Enchente do Rio Acre já atinge quase 24 mil pessoas em Rio Branco
4º destaque

Saque do FGTS por calamidade começa a ser liberado nesta quarta-feira

13/05/2025
Com investimento de R$ 2,3 milhões, governo do Acre anuncia revitalização do Palácio Rio Branco
Geral

Confira a agenda completa da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas no Acre

13/05/2025
Único seringal urbano do mundo, Parque Capitão Ciríaco preserva história viva do Acre no Centro de Rio Branco
5º destaque

Vivência Cultural reúne mulheres indígenas em Rio Branco com foco em tradições, autonomia e direitos

13/05/2025
Governo abre inscrições para pós-graduação sobre orçamento, governança e gestão de riscos no setor público
Destaques Cotidiano

Governo abre inscrições para pós-graduação sobre orçamento, governança e gestão de riscos no setor público

13/05/2025
Idosa de 85 anos morre após ser atropelada no interior do Acre; motociclista fugiu do local
3º destaque

Idosa de 85 anos morre após ser atropelada no interior do Acre; motociclista fugiu do local

13/05/2025
Banda The Bubuias estreia o show “FAMP 88: O Canto em Defesa da Floresta”, no dia 16 de maio, no Teatro de Arena do SESC
Destaques Cotidiano

Banda The Bubuias estreia o show “FAMP 88: O Canto em Defesa da Floresta” com clássicos da música acreana

13/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Aluno que detonou bomba caseira em sala  de aula será transferido, afirma coordenador

Aluno que detonou bomba caseira em sala de aula será transferido, afirma coordenador

Mais instituições aderem à campanha  Dez Medidas Contra a Corrupção no Acre

Mais instituições aderem à campanha Dez Medidas Contra a Corrupção no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre