X

O verdadeiro amigo

Olá, tudo bem? Como vai você?

O que acha de conversarmos hoje sobre: o verdadeiro amigo?

Pois é, justamente no tempo em que todos são ‘amigos’, dizem que amam, e fazem questão de demonstrar este ‘amor’ através, inclusive, das redes sociais. Percebe isso?

O mais interessante é que estas amizades têm efeito furacão, começa rápido e termina ainda mais rápido, o pior é que em sua maioria, deixa uma sujeira terrível, um verdadeiro desastre emocional, financeiro, psicológico e por que não dizer espiritual.

Grande amigo, heim?

Analisa comigo, por favor.

Existe ‘amigos’ de todos os tipos: aquele que te entrega na primeira oportunidade; que começa a adoecer ao ver o seu sucesso; amigo que está dentro de sua casa, comendo em sua mesa e te cortando por trás; reclama do seu marido ou esposa pra você mesmo (a) implantando discórdia; ajuda no momento que você precisa e em seguida sai falando para todos do imenso coração e bondade demonstrada; e ainda tem aqueles ou aquelas que estão de olho em seu relacionamento e ainda te chama de ´amiga linda, maravilhosa´.

É claro que esse tipo de ‘amigo’ ou melhor, falso amigo, sempre existiu na história da humanidade.

Infelizmente, mesmo vivendo em um mundo dito moderno e evoluído, temos nos deparado com essas situações, e caído em seus laços de forma assustadora.

É muito triste, mas eu devo admitir que o egoísmo tem tomado conta das pessoas.

A ambição doentia e descontrolada incendeia a tudo e todos sem nenhuma piedade.

Causando intriga, sérios problemas e conflitos em sua casa, em seu trabalho.

E aí, está conseguindo identificar os falsos amigos? Vamos lá.

Me diz uma coisa, quem você tem levado para dentro de sua casa?

Estes que surgem em sua vida e você, digamos que ingenuamente, começa a tê-los como seus ‘amigos’? Em uma rapidez relâmpago!

Isso porque, infelizmente, o imediatismo tomou conta até das amizades. Tudo é muito rápido e superficial também, lembre disso.

Você não sabe quem é, desconhece a origem. E nem sequer acha necessário se preocupar com isso, afinal, é ‘tolice’, ‘a pessoa é legal’, super gente fina!

Já pensou na possibilidade de estar levando para dentro de sua casa forças negativas e destruidoras?

Poxa Claudia! Assim também já é demais!

Demais é você não ser cauteloso, cuidadoso e no impulso, deixar a prudência de lado, permitindo que pessoas que você mal conhece, venham invadir seu espaço, implantando desordem, discórdia, inveja, avareza, e tudo da forma mais sutil.

É lamentável, mas você só perceberá ou sentirá na hora da queda, quando a impossibilidade de remediar é remota, ou inexistente.

Meu querido, minha querida, como diz Mário Silva Brito: “De vez em quando precisamos sacudir a árvore das amizades para caírem as podres”.

E aí, não está na hora de sacudir a sua?

Não está na hora de admitir que existe pessoas que precisam ser convidadas ou expulsas mesmo de sua árvore? Da sua casa e de sua vida? Cortadas definitivamente?

Será que não está na hora de abrir os olhos e ver que determinados indivíduos foram os causadores da sua dor e que você precisa ter atitude para afastá-los?

Falsos amigos ferem a alma, estraçalham, devoram. E aí eu te pergunto: vai ficar esperando pelo desfecho?

Não está na hora de mudar? De crescer, amadurecer? Sim, de escolher melhor as suas amizades?

Não está na hora de parar de se machucar? De insistir com um mal que tem consumido a sua energia vital?

Olha só, eu sinceramente acredito que existe pessoas que podemos ter o imenso prazer de chamá-los de amigos.

Mas é necessário uma melhor e mais profunda observação, afinal, quem encontra um amigo, encontra um tesouro, e aqui pra nós, não andamos encontrando tesouros tão fácil, não é verdade?
Falando em tesouro, lembro-me de uma referência bíblica que se enquadra com perfeição neste contexto: “Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro”. (Ec. 6. 14).

Meu querido, minha querida, está na hora de acordar!

Lembre-se que verdadeiros amigos são fiéis, leais, e independente das circunstâncias, estão sempre ao seu lado, mesmo que distante geograficamente, mas estão torcendo por você, desejam o seu melhor, aplaudem o seu sucesso, e se alegram com a sua alegria.

Este sim, é um tesouro que você encontrou e precisa preservar em sua vida e em seu coração.

Bom senso, cautela, atenção, precaução e humildade pode te levar a perceber quando o interior do outro possui uma luz saudável, verdadeira e leal.

Vá DE – VA – GAR!

Neste caminho você pode encontrar poucos, porém, verdadeiros tesouros que contribuirão para a sua paz e felicidade interior.

Um grande abraço!
Fica com Deus.

* Claudia Correia é Psicóloga
claudiacorreiamt@hotmail.com
Facebook: Claudia Correia de Melo
Site: claudiacorreia.com.br

Categories: Claudia Correia
A Gazeta do Acre: