Pular para o conteúdo

Estudo mostra que o Acre foi o estado que mais investiu em segurança

Dados divulgados pelo 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que o Acre é o estado que mais investiu no fortalecimento policial.

No ano de 2014, foram investidos R$ 568,88 por habitante. Ainda segundo a estatística do Ministério da Justiça (MJ), em números absolutos, Rio Branco aparece em 24º lugar no ranking dos crimes violentos letais registrados nas 27 capitais do país.



Os investimentos foram viabilizados graças a programas como a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) do Governo Federal, que possibilitou o reaparelhamento policial, a aquisição de câmeras para o videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), a implantação do rádio digital e as capacitações profissionais.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, o Governo do Estado trabalha de forma integrada, regionalizada, com metas de indicadores definidas, avaliação de resultados e valorização do profissional de segurança pública. Tudo isso com o objetivo de proporcionar uma cultura de paz à sociedade.

“Os trabalhos para que haja redução da criminalidade são intensos e árduos, por parte dos operadores de segurança, pois vale ressaltar que a pesquisa aponta as capitais que fazem fronteira e têm investimentos do programa Enafron, e Rio Branco não está inserido como faixa de fronteira, haja vista que em agosto deste ano o MJ reconheceu a capital acreana como área de fronteira”, destacou Emylson Farias.

Os investimentos feitos em 2014, aliados ao empenho das polícias, ainda repercutem na redução dos indicadores em 2015. Farias diz ainda que no primeiro semestre de 2015 houve uma redução de 22,7% nos índices de homicídios e 64% em casos de latrocínios (roubo seguido de morte).

“Esse trabalho se deu graças ao empenho da equipe das polícias Civil e Militar, que com grande esforço atuam de forma ostensiva e preventiva”, disse. (Andrey Santana)

error: Conteúdo protegido!!!