X

Programação do ‘Festival Música na Estrada’ começa hoje com oficinas

A 5ª edição do Festival Música na Estrada começa em Rio Branco. A programação do festival inicia hoje, com oficinas de aprimoramento musical. A abertura oficial é dia 8 de outubro, às 20h, no Teatro Plácido de Castro, com a apresentação da Camerata Sinfônica do Pará. O evento continua com os espetáculos: Corpo de Dança do Amazonas, André Dantas Trio, M.A.P.O. Big Band, nos dias 9, 10 e 11 de outubro respectivamente. Todos os shows começam às 20h e a entrada é gratuita.

Em Rio Branco, as oficinas oferecidas serão de violino, violoncelo/contrabaixo, flauta, clarinete, trompete e trombone, do dia 6 a 9 de outubro, das 9h às 12h, na Escola de Música do Acre (Emac). O diretor da Kmmitment Produções Artísticas, empresa organizadora do Festival, Fernando Ramos, explica que as pessoas que não conseguiram efetuar a inscrição para as oficinas musicais ainda podem participar.

“Isso não impende ninguém de participar. As pessoas podem chegar, podem participar de forma ativa ou como ouvintes. Podem simplesmente estar presentes e observar os trabalhos. Não existe um limite para que as coisas aconteçam, o projeto é completamente aberto”, afirmou.

Segundo Ramos, a organização está bem otimista com a realização das oficinas e abertura do festival. “A gente espera que os alunos e estudantes de música compareçam para aproveitar essa oportunidade excelente. Eles terão oportunidade de trabalhar com músicos de primeiro nível”, disse o diretor.

O grande destaque no Festival é o conjunto de atrações que irá se apresentar durante os quatro dias de shows. “O projeto carrega a chancela de um festival de música e outras artes conectando a Amazônia. A fórmula mais clara do objetivo do projeto que é a conexão cultural não existe. Por isso, a estreia do projeto com essa mistura de várias artes, de vários lugares da Amazônia”, explicou Ramos.

O projeto
A ideia da Kmmitment Produções Artísticas é promover conexão das artes entre os seis estados da Amazônia e viajar para levar integração cultural à região norte do país. A expectativa de público da organização é de aproximadamente 12 mil pessoas. O projeto, que nasceu em 2011, levará ainda os espetáculos para Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém e Porto Velho.

“Através desse intercâmbio, a região pode crescer culturalmente, e a longo prazo podemos criar um novo mercado que contemple conteúdos de todas as regiões do Brasil e até de outros países. Objetivamos sensibilizar a iniciativa privada, os governos municipais e estaduais a investirem no projeto. A região tem um grande potencial”, explicou o diretor da Kmmitment.

Ramos ressalta que o ‘Música na Estrada’ é o maior projeto de arte e música na Amazônia e que, após quatro edições destinadas à música de concerto e oficinas instrumentais, o Festival amplia sua proposta artística abrindo espaço para a música instrumental e artes cênicas. Além disso, o projeto rea-liza as tradicionais oficinas de aprimoramento musical.

Programação Artística – Rio Branco (6 a 11 de outubro)
* Oficinas musicais – 6, 7, 8 e 9, das 9h às 12h, na Escola de Música do Acre (Emac);
* Camerata Sinfônica do Pará (Belém) – 8/10, às 20h, no Teatro Plácido (Teatrão);
* Corpo de Dança do Amazonas (Manaus) – 9/10, às 20h, no Teatro Plácido Castro;
* André Dantas Trio (Rio Branco) – 10/10, às 20h, na Usina de Arte João Donato;
* MAPO Big Band (Porto Velho) – 11/10, às 20h, na Usina de Arte João Donato.

A Gazeta do Acre: