X

Velório de Helano Moniz vai ocorrer nesta quinta-feira

Helano teve morte encefálica confirmada na terça-feira, 29. (Foto: Arquivo Pessoal)

O corpo do empresário Helano Luiz Moniz de Assis chegou de São Paulo nesta madrugada e deve ser velado durante todo o dia desta quinta-feira, 1°, na Capela São João Batista, segundo familiares. O sepultamento está marcado para as 16h no Cemitério Morada da Paz.

Após doar um rim para o irmão mais velho, ele lutou pela vida por mais de 20 dias na UTI, devido a complicações no pós-operatório. De acordo com a família, Helano teve o intestino perfurado o que causou uma infecção generalizada.  O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital das Clínicas no dia 2 de setembro.

Após a confirmação da morte do sobrinho, o empresário George Pinheiro fez um desabafo nas redes sociais. “Vamos cobrar explicações e responsabilidade do Estado sobre o ocorrido!”.

Também pela rede social, a esposa de Helano, Cydia Furtado declarou. “O Helano nos deixou agora, com uma linda história de amor, amor ao próximo, ao irmão. Que assim seja, agora e para sempre”.

A sobrinha do empresário, Vanessa Moniz, conversou com a equipe de reportagem de  A GAZETA e contou que a família ficou ‘sem chão’ ao saber da morte de Helano. A estudante disse que todos ainda tinham esperança de que ele fosse se recuperar. Vanessa contou que foi muito difícil aceitar a perda dele porque o papel de Helano no transplante era o menos arriscado. “Isso tudo é inacreditável. Ele tinha 1% de chance de ter complicações”.

Por sua vez, o irmão de Helano que recebeu o rim, Heven Moniz, está com um bom quadro de saúde, já apresentando avanços para a recuperação.

Em nota, o secretário de Saúde do Acre, Armando Melo, e a superintendente do Hospital das Clínicas do Acre, Juliana Quinteiro, afirmaram “profundo pesar e solidariedade à família de Helano Moniz”.

A nota diz ainda que “tão logo soube-se da possibilidade de ter havido  erro médico durante o procedimento de transplante, a Sesacre e o HC determinaram a  abertura de sindicância. A comissão permanente de sindicância do HC realiza as investigações, que já estão em fase de conclusão. Ao fim da sindicância, caso esta  aponte a necessidade, processos administrativos disciplinares serão abertos”.

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: