X

Alerta vermelho

A situação é séria, grave mesmo e o Acre também precisa tomar todas as precauções para não ser atingido por essa doença – a microcefalia – que já acometeu centenas de crianças em estados do Nordeste.

Como se vem alertando, diariamente, pelos meios de comunicação, a doença é causada pelo mosquito Aedes Aegypti, o qual, além da dengue, por alguma mutação, é o responsável também por essa doença que atinge as grávidas e crianças, deixando sequelas irreparáveis.

Apesar de ter registrado uma pequena queda nos últimos anos na Capital, alguns municípios do Estado, como Cruzeiro do Sul e, por extensão do Vale do Juruá, ainda apresentam um índice de infestação do mosquito muito alto. Além da dengue, podem também ser atingidos pela microcefalia.

É de esperar, portanto, que os prefeitos desses municípios se conscientizem desse sério risco e comecem a tomar todas as precauções para evitar o pior.

E entre as precauções, já se sabe, a principal delas é ainda a limpeza das ruas, terrenos baldios, caixas d’água e outros logradouros propícios à deposição e desenvolvimento das larvas do mosquito.
Para tanto, é preciso trabalho, muito trabalho que a população deve também fazer e cobrar de seus administradores.

A Gazeta do Acre: