X

Deputado Chagas Romão lembra anteprojeto sobre redução do ICMS na conta de luz

O deputado Chagas Romão (PMDB) voltou a pedir redução da alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS), cobrado na conta de energia elétrica. Ele lembrou que já apresentou à mesa diretora do parlamento estadual anteprojetos solicitando a atenuação do imposto.

“Nosso Estado tem uma das energias mais caras. Na Aleac, há anos atrás, apresentei vários anteprojetos para que pudéssemos reduzir o ICMS para 17%. Hoje, o imposto está em 25% e vemos cada vez mais aumento. Isso nos preocupa. Aonde vamos chegar?”, indagou.

O parlamentar salientou que a redução deveria ser colocada em discussão pelas autoridades do Acre, haja vista que com a crise econômica na qual o país enfrenta, muitas pessoas estão tendo dificuldades em pagar a conta de energia.

Outro ponto comentado pelo deputado foi a inflação. Chagas destaca que o salário mínimo não acompanha o “aumento excessivo” dos tributos, bem como produtos. Ele teme que a medida provisória aprovada na Câmara tenha consequências drásticas junto às camadas mais pobres da sociedade.

“Como é que vamos resistir. Temos uma das temperaturas mais altas. Daqui uns dias, os mais pobres não vão poder ter nem um ventilador. A inflação está alta demais. Só vemos aumento e nada de aumentar os salários das pessoas. O ser humano quando percebe que o seu salário não dá para sustentar a sua casa, ele se desespera. Eu também tenho essa preocupação”, comentou.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: