X

Gazetinhas 29/02/16

* Bye, bye, fevereiro!
* E após um início de inverno amazônico atípico, parece que as águas de março chegarão “de com força”.
* É o que apontam as previsões climatológicas para os próximos dias.
* Chuva na Capital, chuva no Juruá…
* Que venha!
* Mas com moderação, São Pedro, com moderação!
* Nas manchetes da política local e nacional, a notícia sobre o pedido de arquivamento do inqué-rito contra o governador Tião Via-na na Operação Lava Jato, como anunciado pela coluneta, desde a última quinta-feira.
* No pedido, a vice-procuradora geral da República, Ela Wiecko, reconheceu a ligação do repasse dos 300 mil para a campanha eleitoral do petista e o esquema de corrupção da Petrobras;
* Entretanto, argumentou que não há provas de que Tião Viana soubesse que o dinheiro doado tinha relação com os desvios da empresa.
* A PGR entendeu que o controle do dinheiro ilegal era da direção do PT, que se responsabilizou pela distribuição do montante que era arrecadado.
* Além disso, considerou que não há quaisquer registros de encontros do governador ou de pessoas ligadas à campanha dele com o doleiro Alberto Youssef, que teria sido o operador dos pagamentos.
* Faz todo sentido.
* Com a chegada do final de semana, mais uma notícia sobre roubos de veículos e residências em Rio Branco.
* Dessa vez, a vítima foi um empresário peruano, que foi rendido quando chegava em casa, no bairro Nova Estação.
* Os bandidos levaram vários objetos da casa, R$ 3,5 mil em dinheiro, mais o carro da vítima, que, horas depois, foi incendiado e abandonado no bairro Mocinha Magalhães.
* Tá sofrido, tá de lascar.
* Ainda sobre a onda de violência que assola a Capital, vale conferir a reportagem no caderno especial de hoje.
* Na análise do cientista social Nilson Euclides, um dos fatores mais preocupantes da atual realidade é o envolvimento de jovens, a partir dos 18 anos ou até menos, na maioria dos crimes.
* Como muito já se discutiu, um duro reflexo da pobreza, da desestruturação das famílias, da exclusão social, aliada ao contexto de uma polícia mal preparada e mal remunerada.
* O sociólogo cita a educação em tempo integral, principalmente na primeira etapa da vida escolar, como uma das medidas que poderiam ajudar a combater o problema.
* Educação, educação e mais educação.
* A única luz no fim do túnel para operar as mudanças que a sociedade tanto precisa.
* E aí, acrEano ou acrIano??
* A consulta popular que decidirá sobre o gentílico adotado no Estado termina nesta segunda-feira.
* Já votou, leitor?
* AcrEano e confirma!

A Gazeta do Acre: