X

Annel muda bandeira tarifária e conta de luz vai ficar mais barata

 A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira para este mês será amarela, com custo de R$ 1,50 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos. Esta é a primeira vez, desde que começou a ser implementada, em janeiro de 2015, que a bandeira tarifária não é a vermelha, como bem destacou o órgão. A decisão vale para todos estados brasileiros.

No Acre, o assistente da diretoria comercial da Eletrobrás, Distribuição Acre, Roberto Rocha, explicou que para abril, a bandeira passará de amarela para verde, ou seja, não haverá custo extra para os consumidores.

“A mudança na bandeira tarifária é resultado do desligamento das usinas termoelétrica. Que apresentam maior custos na geração de energia. Essa medida atinge todos os consumidores”, detalhou o Rocha.

Mesmo com a melhoria nas condições de geração, o sinal para o consumo ainda é de alerta e os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios. Para abril, a bandeira passará de amarela para verde – sem custo aos consumidores.

Outro motivo para desativação das termoelétricas é a consequência do aumento de chuvas desde o início desse ano, o que melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas, aliado à redução da demanda e inclusão de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro, possibilitou a mudança das bandeiras tarifárias nos últimos meses.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela ANEEL com o objetivo de sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. O funcionamento é simples: as cores verde, amarela ou vermelha indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. Com as bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.

A Gazeta do Acre: