X

Mesmo com indícios de chuva, previsão é que o rio não transborde este mês na Capital

Após o Rio Acre atingir a maior marca do ano em Rio Branco, medindo 10,58 metros, o manancial apresenta vazante superior a 30 centímetros. Na manhã desta quinta-feira, 12, o rio estava com 10,24 metros, medição ainda distante da cota de alerta estabelecida pela Defesa Civil, que é de 13,50m. De acordo com o pesquisador meteorológico Davi Friale, a previsão do tempo para os próximos dias é de chuva forte, mas passageiras e localizadas.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Batista, confirmou que nenhum dos rios que banham os municípios do Acre ultrapassou a cota de alerta. “Não é preocupante o atual volume do manancial. O Rio Acre deveria estar em um nível muito maior, se comparado às outras épocas, onde as chuvas eram mais frequentes e com maior intensidade”, detalhou.

No site O Tempo Aqui, Davi Friale alerta que apenas os rios Tarauacá e Juruá é que poderão transbordar, até o próximo dia 25. O Rio Tarauacá voltará a subir rapidamente, a partir de hoje, mas sem oferecer maiores preocupações já que não tem chovido muito na sua bacia hidrográfica.

Friale avisa que em Cruzeiro do Sul o nível do Rio Juruá poderá atingir valores de alerta e até de transbordamento, nos próximos dias, tendo em vista que as chuvas continuam intensas, nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo e no território do Peru.

Nos últimos dois dias, o volume de chuvas na região de Cruzeiro do Sul, interior do Estado, tem aumentado significativamente, fazendo com que o nível do Rio Juruá tivesse uma rápida subida. De acordo com a Defesa Civil Municipal, em 48h o rio subiu 2 metros e atingiu a marca de 10,66 metros na última terça-feira, 9. Atualmente, a cota de alerta do Rio Juruá é de 11,80 metros.

RIO MADEIRA – Além disso, o pesquisador aponta que o Rio Madeira apresenta a probabilidade de uma grande enchente na região é zero. “Pois não choveu e não há perspectivas de chuvas volumosas e contínuas em territórios boliviano e peruano, principais áreas de recepção de água pluvial que escoa para Rondônia”, detalhou Friale.

 

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: