X

Prefeitura entrega equipamento agrícola para produtores da Transacreana

O prefeito Marcus Alexandre entregou neste sábado pela manhã, aos produtores da Associação Itamaraty II, no quilômetro 80 da Estrada da Transacreana, um trator agrícola adquirido com recursos do Programa Calha Norte. Ele anunciou ainda que uma retro escavadeira que já está na localidade tem cem horas de trabalho pagas pela prefeitura, além de mil litros de combustível.

Segundo o presidente da Associação de Produtores Itamaraty II, Valter da Costa, os equipamentos asseguram o aumento da produção de milho, arroz e outros itens, além do pescado. “A Transacreana é como se fosse a nossa BR. Graças a ela abastecemos os mercados de Rio Branco, portanto merece toda a nossa atenção”. Ao trator, podem ser agregados: grade para mecanização, arado, roçadeira, broca, colheitadeira e carreta para o transporte da produção. Já a retro escavadeira, será utilizada na revitalização de açudes e tanques de piscicultura, o que deve beneficiar cerca de 500 famílias da região.

O secretario de Agricultura e Floresta (Safra), Jorge Fadel, lembrou que a prefeitura já entregou outros tratores e equipamentos para associações da Transacreana, como a do Projeto Carão, por meio da Copermat. Fadel diz que, agora, outros quatro tratores estão em várias localidades da região dando suporte à colheita do milho, um dos itens mais produzidos na Transacreana.

O trator agrícola foi adquirido por meio de emenda do deputado federal Flaviano Melo.

Segurança e comunicação

Na reunião de sábado com a comunidade do Km 80 da Transacreana, o prefeito Marcus Alexandre explicou que em recente reunião em Brasília, acompanhado do deputado federal Sibá Machado, esteve na Anatel tratando da instalação de uma torre de celular para beneficiar a comunidade. E obteve como resposta da Agência que a possibilidade está sendo analisada e que até o final e março haverá uma decisão.

Outro assunto tratado foi sobre a segurança na localidade. Durante Rodada de Conversa no Projeto Prefeitura na Comunidade, os moradores pediram reforço na segurança, o que já é realidade. O Major Do vale, presente na reunião de sábado, assegurou aos moradores que, além das rondas na estrada e ramais, também são feitas operações aos finais de semana e que há uma barreira fixa e outras duas móveis ao longo da Transacreana.

Para o presidente da Associação Itamaraty II, Valter da Costa, as medidas tranquilizam os moradores da Transacreana.   “Graças ao prefeito Marcus Alexandre e ao governador Tião Viana hoje temos mais segurança e melhores condições para produzir alimentos para a população. Esse trator e essas horas da escavadeira fazem toda a diferença porque não podemos mais trabalhar apenas manualmente na agricultura. A mecanização poupa tempo, trabalho e dobra a produção”, concluiu o presidente.

 

A Gazeta do Acre: