X

Dos 82 bombeiros promovidos a terceiro sargento, 13 são mulheres

Dos 82 militares promovidos a sargento do Corpo de Bombeiros, 13 são mulheres. (Foto: Secom Acre)

A promoção de 82 membros do Corpo de Bombeiros para a graduação de 3º sargento foi prestigiada por familiares e autoridades, na manhã desta quarta-feira, 30, no Teatro Plácido de Castro. Marcada pela emoção e pelo orgulho dos presentes, a solenidade marca um momento histórico na corporação, já que 13 mulheres fazem parte do grupo promovido.

Segundo uma das promovidas, Jaqueline Miranda, a carreira tem um novo marco. “A partir de agora teremos comando, tanto no administrativo, quanto no operacional. É um acréscimo intelectual e financeiro que vai nos gerar várias gratificações”.

O governador Tião Viana participou da agenda e ressaltou o trabalho dos Bombeiros durante a cheia do Rio Madeira. Na ocasião, os militares auxiliavam na travessia de caminhões com alimentos para o Acre.

“Nós nos orgulhamos em dizer que o Corpo de Bombeiro do Acre já é composto por 900 homens e mulheres. É um esforço enorme para atender a todos os desafios das tragédias e da prevenção. É uma profissão que orgulha a humanidade inteira. O sentido dessa formação é a ascensão de carreira. Nunca vou esquecer o esforço dos bombeiros na cheia do Rio Madeira. Também não posso esquecer o empenho na tragédia de Brasileia, nas cheias em Rio Branco. Por isso, é uma atividade que traz orgulho a todos”, comentou o governador.

Para alcançar esta graduação, os alunos do Corpo de Bombeiros fizeram um curso de formação por seis meses, com uma qualificação dividida em 38 disciplinas que variam entre atividades técnicas e operacionais, além de instruções na área do direito.

A função de sargento, segundo a corporação, é um modelo de chefe para cabos e soldados da instituição. Ele tem um papel de destaque em dirigir pequenos grupos.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gundim, destacou que as promoções de oficiais no Acre têm seguido o cronograma de forma correta pelo governo que tem sido um grande parceiro no fortalecimento da corporação.

“É um ganho para a corporação e para a sociedade. Nossos homens e mulheres ficam mais capacitados, porque esse é o maior investimento que um comandante pode deixar. É a capacitação de sua tropa. E aqui ficam os agradecimentos ao governador que permitiu esse curso de formação mesmo em um momento de crise”, concluiu o comandante. (A GAZETA, Com informações da Agência Acre)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: