Dia do Índio: Etnofashion!

Etnias acreanas inspiram a moda

Hoje, 19 de abril, comemora-se no Brasil e em vários outros países do continente americano o Dia do Índio. A celebração desse dia tem o objetivo principal de preservar a memória dos povos indígenas, a manutenção de suas terras e o respeito aos seus costumes e manifestações culturais. De olho nessa importante data e sempre divulgando em primeira mão as notícias relacionadas às parcerias e iniciativas empreendedoras das etnias locais, Gazeta Estilo presta a sua homenagem falando sobre seu assunto predileto – a moda, que sempre foi referência para os mercados nacional e internacional.

Inspiração fashion
Na moda, os povos indígenas são fonte de inspiração para a criação de coleções do estilo Etno. Os hábitos, a cultura, as tradições e as crenças de etnias indígenas, especialmente as localizadas na Amazônia, têm aparecido representadas e reinventadas no vestuário, nas estampas, nas padronagens, nos bordados e em elementos artesanais de coleções de grandes marcas nacionais como Cavalera, Osklen e Cantão.

Foto 2
Não há como negar: o Acre está no circuito fashion!

As etnias acreanas Yawanawá, Ashaninka e Huni Kuin já foram inspiração de coleções de moda desde a década de 90, mas em 2015 três grandes marcas trouxeram para as suas coleções a cultura, as pinturas, a vestimenta e os artesanatos desses grupos indígenas, com grande repercussão.

Ashaninka por Osklen
Já a reverenciada marca Osklen teve como tema de sua coleção verão 2015/2016 os índios da etnia Ashaninka, que diferem de outros povos indígenas por usarem vestimentas.

Foto 5
O empresário Oskar Metsavaht, diretor criativo da marca, investiu no poncho cru e preto e o majestoso cocar vermelho usado pelos caciques e lideranças indígenas, como ponto de partida para criar a cartela de cores e os modelos de sua sofisticada coleção.

Huni Kuin por Cantão
A Cantão também lançou no ano passado a coleção cápsula Floresta Viva em Mim, no Rio de Janeiro, um movimento sem fins lucrativos conectado com a natureza através de projetos sustentáveis, em parceria com as mulheres da etnia Huni Kuin

Foto 6
A marca criou T-shirts estampadas com imagens feitas pela fotógrafa Camila Coutinho em aldeias Huni Kuin e da fauna e da flora da Amazônia. A Cantão criou também um guarda-chuva com estampa de kenê da tribo.

Urucum, tatoo, alargadores de orelhas e piercings
A riqueza natural amazônica atrai olhares de todo o mundo devido à sua exuberante fauna e flora. Na área da cosmetologia, o urucum, o açaí, o cupuaçu, a andiroba, dentre outros frutos, estão presentes nas fórmulas de hidratantes, shampoos e fragrâncias, com alto valor agregado, sendo um modelo de sustentabilidade a ser seguido.

Foto 7
Os índios sabiam também desde os primórdios que o urucum protege a pele contra os raios solares e produzem tinta (junto com o jenipapo) para fazerem as pinturas corporais, que deram origem à tatuagem.

Foto 1
Os pajés Tata e Hushahu Yawanawa durante o Festival Mariri realizado na Aldeia Mutum

Yawanawá por Cavalera
A marca Cavalera lançou a sua coleção primavera-verão 2015/2016 no São Paulo Fashion Week inspirada na cultura Yawanawá, após o diretor criativo da marca, Alberto Hiar, e sua equipe de estilo viven-ciarem o festival Mariri Yawanawá, organizado anualmente pelas aldeias do Rio Gregório, no Acre.

Foto 3
As peças foram inspiradas nos artesanatos de miçangas produzidos pela etnia, nas pontas de lança, nos kenês (desenhos sagrados recebidos espiritualmente pelos pajés) e na fauna da floresta amazônica.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB
Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

O ator Reinaldo Gianecchini participou do desfile de lançamento

Foto 8
Vale  lembrar que  tanto a tatuagem quanto os alargadores de orelhas e os piercings, cuja fonte é a selva, hoje são comumente encontrados no streetwear de grandes cidades.

Artesanatos

Foto 9
Outra influência que merece ser destacada são os artesanatos, através dos brincos, colares, pulseiras, tornozeleiras e cocares. A aplicação de sementes, miçangas, palha, madeira e penas conferem um ar de brasilidade às peças. A cestaria e cerâmica indígena também servem de inspiração e tendência na área de decoração e de utilitários. Esses acessórios da foto são criados por artesãs da etnia Yawanawá.

TOP TEN

Foto 1
Sal do Himalaia

Dica para quem usa Sal do Himalaia! O famoso sal rosa, que tantos benefícios traz para a saúde, pode ser encontrado nas lojas dos Supermercados Araújo do Bosque, Tangará, Aviário e em Porto Velho, a granel, por preços bem melhores do que os encontrados em grandes metrópoles. Aproveite a novidade!

Foto 2
Praticidade

A prateleira predileta dos solteiros e de executivos sem dúvida é essa, com frutas, legumes e verduras higienizados e cortadinhos. Ótima para quem não têm muito tempo para preparar as refeições. Onde encontrei? Nos Supermercados Araújo.

Noite Italiana
No dia 1º de maio, de 19 às 22h, o feriado fica bem delicioso com a realização do jantar beneficente “Uma Notte Italaiana”, no AFA Jardim, com o melhor da cultura, gastronomia e música italiana. Imperdível. A promoção é do CEBUDV Núcleo Jardim, com o apoio cultural do AFA Jardim e das empresas Sorriso e Saúde e Pic-Nic Acre.

Modalidade Vip
Não existe mais aquela falta de tempo para estudar. Na modalidade VIP você programa seus horários e terá atenção exclusiva do professor. Essa modalidade destina-se a pessoas que dispõem de tempo limitado e necessitam de resultados rápidos. O atendimento individual visa agilizar o aprendizado do idioma, concentrando nas necessidades do aluno.
***
As aulas são ministradas na sede da Wizard, na empresa, na casa do aluno ou em outro local indicado por ele. A agenda de aulas será sempre pré programada pelo aluno, levando em conta também a grade horária dos professores Wizard. Faça Wizard e torne-se bilíngue. A modalidade VIP está disponível para os idiomas Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. Maiores informações, ligue 3224-9878. Wizard, você Bilíngue!

Feriado de Tiradentes no Via Verde Shopping
O Via Verde Shopping funcionará em horário estendido no feriado de Tiradentes, na próxima quinta-feira, 21. As lojas funcionarão de 10h às 22h e a praça de alimentação será das 11h às 22h. Já o Cine Araújo abrirá de acordo com sua programação.
***
Durante o feriado, o público ainda terá a oportunidade de prestigiar alguns eventos que estão ocorrendo como a Feira de Livros que reúne mais de 11 mil títulos brasileiros a Mostra de Fotografia da Ufac, que exibe mais de 30 fotografias em preto em branco dos alunos da instituição; e ainda, o Castelo das Bolinhas com mais de 300 mil bolinhas.

Foto 3
Óculos para toda a família

Quer trocar os óculos da família com qualidade, estética de primeira linha e bons preços? Faça uma visita à Ótica Moderna e confira as opções. Na foto, todo o charme da empresária Zayra Ayache e de seu lindo cliente.

Foto 4
Lançamentos Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando e nada melhor do que ter as melhores opções na hora de homenagear a mulher mais importante do mundo. O Boticário lança especialmente para a data o Elysée em versão Creme Acetinado Hidratante e um Shower Gel Sabonete Líquido, desenvolvido para potencializar a perfumação durante e depois do banho.

Elysée
Presentear a mãe com o que há de mais precioso foi a ideia de O Boticário, e assim os lançamentos contêm ingredientes naturais, de origem específica, sendo consideradas joias no universo da perfumaria. O Creme Acetinado possui uma fragrância única, intensa e marcante. A hidratação dura até 48 horas, evita o ressecamento causado pelo sol por conta da película de proteção que deixa a pele com um toque sedoso.

Assuntos desta notícia