Independentemente da decisão do Senado sobre o processo do impeachment da presidente da República, a sociedade precisa estar atenta que dias difíceis, dolorosos mesmo, ainda estão por vir, com o agravamento da crise econômica e política que paralisou o país.
Mesmo admitindo que o vice-presidente venha a assumir, alguns veículos de comunicação que apoiaram e alimentaram o impeachment já alertavam ontem em seus espaços de opinião que o futuro presidente terá que tomar medidas duras para reativar a economia e uma delas seria o aumento de impostos.
Aumento de impostos significa corte nos custos tanto no setor público quanto na iniciativa privada e, consequentemente, mais desemprego. O que seria trágico para o país que já vem acumulando a perda de aproximadamente 10 milhões de postos de trabalho. A mesma tese, aliás, foi defendida ontem por Henrique Meirelles, um dos nomes que vem sendo cogitado para assumir o Ministério da Fazenda.
Isso significa que não se pode ter ilusões sobre o que está por vir e, portanto, a sociedade precisa estar preparada para enfrentar a crise por si mesma, com muito trabalho e criatividade, como muitos segmentos já vêm fazendo.