18 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

18 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Angelim destina emenda para CAPS e defende reforma psiquiátrica

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
11/04/2016 - 22:15
Manda no zap!CompartilharTuitar

O deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) tem se posicionado, ao longo de seu mandato, em favor de políticas inclusivas e humanitárias. Desse modo, defende como fundamental a Reforma Psiquiátrica e condições para sua efetivação. Por isso, além de integrar a recém-lançada Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, ele destinou recursos de suas emendas individuais ao Orçamento Geral da União (OGU) para a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nível II, em Rio Branco.

“É lamentável que uma década e meia depois da edição da Lei de 10.216/2001, estejamos aqui ainda lutando para garantir e manter as conquistas dos profissionais comprometidos com a Reforma Psiquiátrica”, disse o deputado na sessão de lançamento da Frente.

Angelim destacou a importância do colegiado por, segundo ele, “representar uma forte resistência àqueles que lutam e teimam em subtrair direitos conquistados ao longo dos anos, em especial na saúde coletiva do nosso país”.

Estima-se que cerca de 3% da população necessita de cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos severos e persistentes (psicoses, neuroses graves ou deficiência mental com dificuldade de adaptação).

Assim, aproximadamente 11 mil pessoas são potenciais usuários do Caps, em Rio Branco, considerando a estimativa populacional do município. Além disso, outra parcela de aproximadamente 10% da população, não sofre de transtornos severos, mas necessita de cuidados em saúde mental na forma de consulta médica, assistência psicológica, aconselhamentos, grupos de orientação e outras formas de abordagens podendo beneficiar-se da assistência oferecida pelo Centro de Atenção Psicossocial.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Desse modo, Angelim destinou recursos de suas emendas para a implantação de um Caps por compreender que a construção de uma rede comunitária de cuidados é fundamental para a consolidação da Reforma Psiquiátrica.

“A articulação em rede dos variados serviços se constituirá em um conjunto vivo e concreto de referências capazes de acolher as pessoas com sofrimento mental, sobretudo, considerando a necessidade de ampliar e melhorar a qualidade da atenção, a diversificação dos métodos e técnicas terapêuticas, a integralidade da atenção e a compatibilização dos procedimentos das ações de saúde mental com o modelo assistencial proposto a esse grupo de pessoas que merecem tratamento digno e humano.”, disse em sua justificativa.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Polícia prende suspeitos de cometer assalto no Ramal da Garapeira

Próxima Notícia

MPF lança aplicativo que permite fazer denúncias pelo celular

Mais Notícias

Oona Chaplin em cena de 'Avatar: Fogo e cinzas' — Foto: Divulgação
Destaques Cotidiano

Novo filme da saga Avatar estreia no cinema de Rio Branco nesta quinta-feira

18/12/2025
Foto: Secom/Prefeitura de Rio Branco
2º destaque

Ano letivo de 2025 na rede municipal termina em 30 de janeiro de 2026, diz Educação

18/12/2025
Certame disponibilizou 91 vagas para diversos cargos de nível superior. Foto: Renato Beiruth/Detran
6º destaque

Governo publica resultado final e homologação do concurso público do Detran nesta sexta

18/12/2025
Foto: Lyon Santos/MDS
Destaques Cotidiano

Bolsa Família entra na reta final do prazo para atualização de dados de saúde em Rio Branco; veja o que fazer

18/12/2025
Foto: Pedro Devani/Secom
1º destaque

Acre tem três municípios habilitados para receber novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

18/12/2025
Foto: Walcimar Júnior
5º destaque

Calor e chuvas rápidas marcam o fim de semana no Acre; Rio Acre deve se aproximar da cota de alerta

18/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

MPF lança aplicativo que permite fazer denúncias pelo celular

Deputado vai ao STF para definir sequência da votação do impeachment

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre