Os deputados estaduais destacaram na sessão de ontem, 20, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a inauguração do Laboratório de Biologia Molecular Charles Merieux, ocorrido no final da tarde da última terça-feira, 19.
O líder do governo no parlamento estadual, deputado Daniel Zen (PT), lembrou a parceria entre o governo do Estado e a Fundação Merieux, responsável pela construção da unidade.
“Como resultado do trabalho desenvolvido pelo governador Tião Viana, inauguramos nesta semana o primeiro laboratório de biologia molecular do Acre. Nosso estado é o segundo do país a ter um laboratório desse porte, o que pode nos tornar um centro de referência voltado para estudos, pesquisas científicas e análises clínicas, principalmente das doenças tropicais”, disse.
O deputado Heitor Junior (PDT) lembrou que no laboratório serão realizados exames como de hepatite delta, que eram realizados fora do Estado. “Agradeço ao governador Tião Viana, ao médico Raymundo Paraná e à Fundação Mérieux, da França, por proporcionar essa esperança para os portadores do vírus da hepatite. Esse laboratório vai permitir a pesquisa para descoberta de novas formas para combater o vírus das hepatites que afetam muitos acreanos”.
Jenilson Leite (PC do B), por sua vez, destacou os investimentos direcionados para a construção do laboratório. “Os investimentos são de dois milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões). Todos os equipamentos foram importados da França. Existem questões na área da virologia únicas na região amazônica envolvendo, principalmente, as hepatites, com a particularidade da Delta e a maior incidência da C aqui no Acre. São questões que apenas a própria Amazônia vai poder responder, e esse laboratório vai nos ajudar nisso, mas voltado principalmente ao bem-estar do paciente do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS”, finalizou.