O senador Gladson Cameli (PP/AC) defendeu no plenário do Senado, na última quarta-feira, que a malha aeroportuária do Acre precisa melhorar e que o governo estadual e a Assembleia Legislativa precisam contribuiu para isso. O estado do Acre cobra a maior porcentagem de ICMS de combustível, que hoje é de 25 %. Além disso, o parlamentar solicitou a representantes da TAM, em reunião em seu gabinete, a mudança do horário do voo do aeroporto de Rio Branco para o período do dia.
“Estamos mal servidos de voos para o estado do Acre, e por isso que faço um apelo ao governo estadual, que sentem com as empresas aéreas. Isso precisa ser resolvido. Vários estados estão revendo a alíquota do ICMS do combustível. Por que o governo do Acre não faz isso também? ”, questionou o senador, no plenário do Senado.
Na reunião com o diretor de assuntos regulatórios da empresa aérea TAM, Basílio Dias, o senador pediu que a empresa fosse sensível ao povo do Acre e viabilizasse o voo para capital do estado em horário diurno. O diretor disse que vai tentar fazer o possível para atender à solicitação do senador. Ele também explicou que um dos empecilhos para oferecer mais voos para o estado é o valor alto do ICMS cobrado pelo governo, o que dificulta o trabalho da companhia.
A melhora nos serviços de transporte aéreo no estado do Acre também é defendida pelos parlamentares acrianos, o senador do PSD, Sérgio Petecão, o tucano Major Rocha, os deputados federais Alan Rick, do PRB, e os peemedebistas Jéssica Sales, Flaviano Melo.