X

Deputado questiona portaria que impede entrega de medicamentos a municípios vizinhos

O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) questionou a portaria expedida pela Prefeitura de Rio Branco que proíbe a entrega de medicamentos aos moradores de Bujari e Senador Guiomard pela rede municipal de Saúde.

O parlamentar ressalta a importância dos municípios se ajudarem quando se tratar da área de Saúde, porém, questiona os motivos das cidades estarem sem a medicação para a comunidade.

“A Saúde nos municípios está cada vez mais delicada, portanto, defendo a tese de que é melhor a gente se ajudar do que abandonar quem precisa de nós. Claro que devemos fazer tudo dentro do nosso limite”, disse.

Ele comentou sobre a portaria expedida pela prefeitura de Rio Branco na qual proíbe que moradores do Quinari e Bujari consigam medicamentos na rede municipal de Saúde da Capital.

“Ele não está errado, porque todos recebem verbas para a aquisição. Por outro lado, não podemos simplesmente abandonar nossos irmãos. O que precisamos é averiguar os motivos que levaram a essa falta de remédios nessas cidades”, disse o deputado.

Ele ressaltou ainda que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) pretende realizar uma audiência pública para debater essa questão.

“Para essa situação, eu vou propor que nós façamos uma audiência pública com os promotores desses municípios, os prefeitos, os secretários municipais de Saúde. Que cada prefeito se responsabilize por seus municípios e não jogue nas costas dos outros. Que se expliquem e assumam a responsabilidade”.

Por fim, o deputado pediu à prefeitura de Rio Branco que revogasse a portaria. “Eu penso que o prefeito Marcus Alexandre deveria rever essa portaria, até que se resolva isso”, pontuou.

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: