X

Celulares do Acre e mais 6 estados ganham nono dígito

Os números das linhas telefônicas móveis receberão o nono dígito a partir deste domingo, 29, em sete estados do país: os DDDs 61 (Distrito Federal), 62 e 64 (Goiás), 63 (Tocantins), 65 e 66 (Mato Grosso), 67 (Mato Grosso do Sul), 68 (Acre) e 69 (Rondônia).

Apenas usuários donos de celulares na modalidade Serviço Móvel Pessoal (SMP) serão afetados, ou seja, as linhas da Nextel com a tecnologia iDEN (Serviço Móvel Especializado ou SME) continuarão com oito dígitos. Os telefones fixos também permanecem inalterados.

A Anatel informou que “a medida tem entre seus objetivos aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular, dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas e garantir a disponibilidade de números para novas aplicações e serviços”.

Atualização da agenda dos dispositivos
Para aqueles que não desejam alterar manualmente os números em sua agenda no dispositivo móvel, é possível encontrar alguns aplicativos que realizam a tarefa nas lojas. Procure na busca da loja de sua plataforma pelo termo “9 dígito” e encontre algumas opções gratuitas e pagas.

A maioria das operadoras criaram suas próprias opções de aplicativos para acrescentar o número 9 automaticamente à esquerda dos números telefônicos. Algumas dessas opções estão ao final da matéria.

É recomendável fazer um backup dos contatos para evitar qualquer problema, antes de iniciar o procedimento com alguns desses aplicativos.


E o WhatsApp?
Não é preciso fazer nada em relação ao WhatsApp, uma vez que ele automaticamente interpreta números com nove dígitos como se tivessem apenas oito. Isso significa que os usuários não devem reinstalar o aplicativo usando o novo número com nove dígitos. Além de desnecessário, esse procedimento resultará na perda de todos os históricos de conversas e participação em grupos.

Já serviços que usam o número de telefone dos usuários para enviar mensagens de texto e validação de dois fatores, é recomendável atualizar, pois empresas como Google e Facebook, que usam esses recursos, não se adaptam à mudança como faz o WhatsApp. (Do Portal Tudo Celular.com)

Categories: Flash Geral
A Gazeta do Acre: