X

Onça-parda foge da jaula em Parque Chico Mendes, mas é recuperada ainda nesta segunda-feira, 27

 Uma onça-parda de oito anos fugiu da jaula do Parque Chico Mendes, na manhã desta segunda-feira, 27. O resgate do animal foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental. Com dardos tranquilizantes, as equipes conseguiram capturar a onça que ficou cerca de 30 minutos fora da jaula.

Batizada de Cheetara, a onça pesa 25 quilos e nasceu em cativeiro. De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante, foi a primeira vez que algo do tipo ocorreu desde a abertura do Parque.

“Houve uma falha, com certeza. Esses acidentes podem acontecer. O Parque já tem 20 anos e essa é a primeira vez que acontece. Temos nove treinadores e três veterinários, todos eles têm treinamento e obedecemos todos os protocolos”, declarou.

De acordo com o BPM, o animal fugiu quando estava sendo alimentado. “Foi um descuido do tratador, mas assim que fomos acionados fizemos um cerco e conseguimos capturá-la”, explicou o tenente do Batalhão Ambiental, Dário Almeida.

Atualmente, o Parque Chico Mendes abriga cinco onças. O local ficou fechado pela manhã desta segunda-feira, 27, para visitação.

Além das onças, o Parque abriga em torno de trezentos animais, sendo eles todos da Amazônia, a saber: a cutia, o veado, o leãozinho da taboca (que é o segundo menor primata do mundo, o menor das Américas), além dos felinos e primatas.

A Gazeta do Acre: