X

Relacionamentos – uma questão de vida

Olá, tudo bem?

Como vai você?

Todas as quintas-feiras, através do Jornal A GAZETA, nós nos relacionamos. É uma forma de falar, conversar com cada um dos leitores, e desde já, agradeço por este relacionamento que nos mantêm próximos.

Sabe meu amigo, minha amiga, todos os dias precisamos nos relacionar com pessoas, quer dentro de casa, na vizinhança, no trabalho, na escola, ou em outra instituição a qual venha fazer parte.

O mundo é construído através de RELACIONAMENTOS.

Pois bem, um estudo realizado pela Universidade de Harvard “concluiu que poucos e bons relacionamentos, mais do que conexões, fama e dinheiro, são os fatores que mais contribuem para a saúde e para uma vida boa. A pesquisa durou 75 anos e começou com 724 homens de dois grupos: de estudantes da universidade e outros moradores de bairros mais humildes da cidade de Boston. As pessoas que se sentiam mais satisfeitas com as suas relações, aos 50 anos, foram as mais felizes aos 80 anos”.

A pesquisa confirmou que a satisfação nos relacionamentos contribui para a saúde em todos os seus aspectos.

Daí eu pergunto a você: Como vão os seus relacionamentos? Como os têm construído? Têm trazido satisfação? Te deixam realmente feliz?

Sendo os relacionamentos uma questão de vida e bem-estar, convido você a neste momento dar uma paradinha, direcionar o seu olhar para o seu mundo interior, ultrapassar todas as barreiras de impedimento e olhar honestamente no espelho de sua alma a forma que você tem se relacionado no mundo.

Posso te auxiliar neste processo?

Pois bem, o que acha de começar pela maneira que tem se relacionado com você mesmo?

Relacionar-se consigo mesmo é uma questão de Inteligência Emocional, afinal, as emoções interferem diretamente na forma que a pessoa se relaciona consigo mesma e com os outros. Quando algo dentro de nós não está bem, irá fluir, contaminar quem estiver a nossa volta. Por exemplo, caso você não esteja bem dentro de sua casa, possivelmente levará este mal-estar para o trabalho e seus colegas causando transtornos, inclusive improdutividade.

Então, como você tem percebido a sua personalidade e suas atitudes?

Olhar no espelho da sua alma irá possibilitar o desenvolvimento da Inteligência Emocional, verá de forma realista as suas emoções atuando, rea-gindo aos estímulos e estimulando.

Portando, analise onde suas emoções têm sido negativas, onde elas agridem, magoam, ofendem, provocam e até mesmo humilham. Pode mudar? Isso dependerá unicamente de você, mas não espere receber algo diferente em troca.

Afinal, certa vez alguém disse: “A vida é um eco. Se você não está gostando do que está recebendo, observe o que está emitindo”.
Entra aqui a sua relação com o outro.

Olha só, relacionamentos é uma questão de vida, portanto, devem trazer satisfação. Diante disso, como tem sido a sua contribuição?

Às vezes, queremos que as pessoas confiem em nós, quando nós mesmos não mostramos que somos dignos de confiança.

Queremos que o outro cumpra a sua palavra, quando nós mesmos deixamos de cumprir a nossa.

Outras vezes queremos que o outro admita e assuma seus erros quando nós mesmos não admitimos os nossos.

Exigimos que nos ouça e temos grande dificuldade de parar para ouvir.

Reclamamos pela falta de carinho e ao mesmo tempo não damos, temos dificuldade em demonstrar sentimentos.

Espera fidelidade e não é fiel.

Quer ser valorizado (a) respeitado (a) e não valoriza e nem respeita.

Será que não está na hora de assumir a sua parcela de culpa e confrontar-se?

Lembre-se, a vida é feita de relacionamentos!

Todos os dias precisamos conviver com pessoas, dentro de casa, na rua, no trabalho, no clube, nas associações, instituições, aonde quer que formos, lá estarão pessoas. Esteja disposto a contribuir positivamente nestes relacionamentos, respeitando as personalidades diversas, as atitudes, opiniões, crenças e tudo que constituir o mundo do outro, pois você também quer ser tratado assim, não é verdade?

Então, “trate o outro como deseja ser tratado”.

Invista em suas relações de forma positiva, assim, estará contribuindo para a sua saúde e felicidade, afinal relacionamentos é uma questão de vida.
Um grande abraço!

Fica com Deus.

Claudia Correia é Psicóloga
claudiacorreiamt@hotmail.com
Facebook: Claudia Correia de Melo
Site: claudiacorreia.com.br

A Gazeta do Acre: