Ainda sobre a campanha eleitoral que começou ontem, oficialmente, a sociedade e, de modo particular, os eleitores precisam aguçar sua capacidade de discernimento ao longo desse período para não incidir em erros que cometeram nas eleições passadas.
No caso de alguns municípios do interior do Estado, como em Brasileia, ainda recentemente o prefeito foi afastado pela Justiça, secretários e assessores chegaram a ser presos e o município se encontra em situação praticamente falimentar.
Além, portanto, de prestarem atenção na capacidade de administrar dos candidatos que se estão se apresentando, alguns inclusive candidatos à reeleição, vários prefeitos estão enredados com a Justiça.
É verdade que tanto os estados quanto as prefeituras vem sofrendo cortes sistemáticos nos repasses da União devido à crise econômica e política, mas isso por si só não os isenta de responsabilidade.
Ao contrário, nessas situações de crise, é que se conhece o bom administrador que sabe com honestidade e trabalho, muito trabalho, superá-la. Com terra disponível, recursos naturais em abundância, esses municípios poderiam transformar-se em polos de desenvolvimento, gerando emprego e renda. Não é o que se constata.