X

Sibá Machado assume Secretário de Indústria e Comércio e fala sobre novos desafios

 Ressaltando estar preparado para encarar os novos desafios, o deputado federal Sibá Machado tomou posse na manhã de segunda-feira, 15, como novo secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). Sibá substitui Fernando Lima.

A solenidade aconteceu no Palácio Rio Branco e contou com a presença do governador Tião Viana (PT), deputados federais e estaduais, representantes da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Federação do Comércio (Fecomércio), Federação da Agricultura do Acre, Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outros.

Em sua fala, o novo secretário comentou sobre os avanços na economia do Estado nos últimos anos. Ele pontuou que o Governo tem potencializado suas riquezas e, dessa forma, dinamizado a economia.

“Considerando os últimos dez anos, tivemos grandes investimentos principalmente no setor de serviços e na saúde. Tião, em seu segundo mandato, tem mudado a base da economia do Estado, juntando alta tecnologia com sustentabilidade. E nesse momento venho somar, trazendo um pouco da minha experiência com o parlamento. É um desafio. Espero colaborar com o desenvolvimento do Acre”, disse.

Sibá falou também acerca da crise econômica na qual o país enfrenta. Ele acredita que o empresariado, em parceria com as políticas públicas, poderá retomar o crescimento.

“Neste momento a gestão politica passa por sérias dificuldades. Mas o empresariado não precisa está amarrado nisso. Então a expectativa é que leva ao crescimento. Eu acredito que nós haveremos de virar essa página”, disse ao citar o Estado.

“Aqui no Acre, por exemplo, a nossa expectativa é muito grande, porque apesar da perda de receita, da capacidade dos chamados recursos próprios do estado, o Tião conseguiu impor uma marca do ritmo do investimento e a economia não parou. Basta olhar os dados indicadores da geração de emprego comparado com outros estados, o estado do Acre continua mantendo um patamar muito interessante”, observou.

ZPEs

Por fim, o novo secretário afirmou que uma das prioridades em sua gestão será a ativação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), no Acre. Para ele, é importante fazer um balanço acerca do setor e assim, trabalhar nas demandas.

“A primeira coisa seria nós pegarmos as demandas, os problemas que o setor está vivendo. Não acho que nós deveríamos está aqui querendo buscar um produto novo, uma coisa nova. Então se a gente pegar as empresas, quais são seus principais problemas e tentar negociar esses problemas. É um pouco da minha experiência no parlamento que eu queria me associar ao Tião Viana. Emprestar um pouco dessa capacidade de dialogar e de negociar. Então se a gente conseguir diminuir a inadimplência tirar os gargalos, o investimento do chamado aqui polo logístico, a busca da solução da legislação para de fato por a zpe pra andar”.

Governo do Estado

Em sua fala, o governador Tião Viana destacou o compromisso profissional de Sibá Machado com o Acre. “Sibá bem para somar com toda sua experiência. Já tivemos muitos avanços nessa área e, continuaremos nessa trilha. Cabe agora ao Sibá dar continuidade e aperfeiçoar o trabalho já iniciado.

Ele ressaltou que a experiência de Sibá irá aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido. Ele salientou ainda que o Acre vivencia um novo momento.

“É um momento de geração de emprego, inauguração de novas indústrias e o processo de consolidação das cadeiras produtivas. Sonhamos com muito mais, pois, a nossa população merece”.

 

A Gazeta do Acre: