X

Bombeiros retiram criança presa em panela de pressão em Brasileia

 O 5º Batalhão do Corpo de Bombeiro em Brasileia atendeu a uma ocorrência inusitada na manhã desta terça-feira, 13, no bairro José Moreira. Uma criança de 1 ano e 4 meses ficou presa dentro de uma panela de pressão. Em um momento de brincadeira, o bebê sentou dentro da panela e, devido às pernas estarem dobradas, acabou presa.

A operação de resgate demorou cerca de 10 minutos devido ao nervosismo da criança e o cuidado para que ela não machucasse. “Ela foi resgatada ilesa, tendo sido cuidada no local pela guarnição, sem necessidade de médico. Ela estava brincando com a panela e, quando a mãe percebeu, já estava entalada”, relatou o major Claudio Falcão

“Ela ficou presa com a parte do joelho e lombar dentro da panela. Como tem aquelas bordas viradas, tivemos que usar um material para cortar o ferro. Fomos cortando e abrindo a borda com cuidado para não machucar a criança”, contou o sargento Ângelo, que atendeu a ocorrência.

O trabalho de resgate durou, no total, em torno de 10 minutos. “Conseguimos retirar a criança sem nenhum ferimento, com muito cuidado, porque ela podia se mexer. Tivemos que acalmá-la e a tiramos com êxito”, acrescentou o militar.

O major Claudio Falcão alerta sobre os cuidados que os pais devem ter com crianças pequenas dentro de casa. “Atenção é tudo, nesses casos. Não deixar objetos pequenos que possam ser ingeridos pelas crianças, por exemplo. Não culpamos os pais, mas a atenção e monitoramento deles é de extrema importância para evitar acidentes dentro de casa”, esclareceu o major.

Em caso de emergência, a orientação é manter a calma, ligar para o serviço de emergência e passar o endereço completo, com o nome da cidade, rua, número e algum ponto de referência. Também é fundamental responder as perguntas do atendente do Corpo de Bombeiros.

O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.

Evite acidentes

1- Objetos cortantes devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

2- Crianças pequenas não devem tomar banhos sozinhas.

3- Brincadeiras próxima as escadas devem ser proibidas. Recomenda-se a instalação de grades de segurança.

4- Verifique a instalação de redes de proteção em janelas de sobrados e apartamentos.

5- Crianças menores de seis anos não devem dormir em beliches. Se não for possível, deve-se instalar grades de proteção nas laterais do móvel.

6- Medicamentos e produtos químicos devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

7- Vede todas as tomadas que estejam ao alcance das crianças.

8- Cortinas e persianas devem estar preferencialmente sem cordas para evitar o risco de estrangulamento.

9- Atente para que as crianças não brinquem de puxar a toalha da mesa. Risco de queimaduras por pratos quentes que podem virar sobre elas.

10- Os cabos das panelas devem estar sempre virados para dentro do fogão.

 

A Gazeta do Acre: