X

Eliane Sinhasique promete centro de referência para homens e mulheres

A candidata à Prefeitura de Rio Branco, Eliane Sinhasique, do PMDB, prometeu durante entrevista ao vivo no G1, nesta terça-feira, 20, a implantação de centro de referência tanto para homens, como para mulheres. A candidata acredita que dessa forma vai prevenir e incentivar homens e mulheres a procurarem atendimento médico.

O G1 transmitiu a entrevista ao vivo. Veja como foi:

“Tem muito homem que está morrendo de câncer de próstata porque não quer ser atendido por uma mulher. Quando ele consegue atendimento, vai para o posto e na hora de ser atendido é uma mulher. Culturalmente, ele sente vergonha de falar dos seus problemas, inclusive os mais íntimos. A gente precisa identificar essas pessoas e colocar homem para atender homem e mulher para atender mulher”, explica.

Além disso, ela promete também um programa que acompanharia a gestante e o bebê até os dois anos de idade da criança. Eliane diz que assim iria desafogar a maternidade em Rio Branco e reforçar o atendimento às mães nos postos de saúde.

“Hoje, por exemplo, a Maternidade Bárbara Heliodora está superlotada porque uma mãe que está grávida e tem uma infecção urinária corre para a maternidade. Isso é o tipo de coisa que pode ser tratada em um posto de saúde. Aí quando uma grávida de fato necessita de atendimento, porque está com um sangramento, o médico está ocupado realizando um atendimento que seria feito em uma unidade básica de saúde”, diz.

Sobre a segurança, um dos temas que mais preocupam a população é a falta de segurança. A candidata propõe ações municipais como reforçar o lazer e o esporte aos jovens para  afastá-los das drogas. Ela também promete mais iluminação pública e interligação das ruas sem saída e a eliminação de entulhos e mato.

“A gente vai colocar em prática o nosso plano que envolve a nossa juventude, principalmente em um horário em que eles estão mais vulneráveis ao assédio das drogas, que é no período das 6h até a meia-noite. Se a gente levar esporte e lazer para esses jovens nesse horário, a gente vai tirá-los das drogas”, destaca.

O transporte público também foi abordado por uma pergunta de um internauta, que questionou como ela pretende fiscalizar o serviço e cobrar melhorias, além de incentivar o uso dos coletivos. Eliane se propôs a voltar a cobrar o ISS e outorga das empresas.

“Nossa proposta é rever os contratos que foram feitos com as empresas de ônibus que compõem um monopólio. Elas foram isentas de ISS, não cumprem com o que foi determinado, que foi a aquisição de veículos novos e colocaram em circulação mais 15 veículos reformados e não cumpriram com o contrato, não pagam impostos, não pagam a outorga das linhas e demitem os cobradores. A gente não pode permitir que isso continue”, critica.

Outra proposta da candidata é a implantação do “IPTU Verde”, que vise incentivar os moradores de Rio Branco a utilizarem recursos naturais nas estruturas físicas de casa e órgãos púbicos. Segundo ela, a medida por reduzir o imposto.

A Gazeta do Acre: