X

Justiça concede liminar para Carlos Gomes participar de debate na TV Acre; emissora recorre da decisão

 O candidato à Prefeitura de Rio Branco pelo partido Rede Sustentabilidade, Carlos Gomes, ainda não desistiu de tentar participar do debate com os demais prefeituráveis nesta quinta-feira, 29, na TV Acre, filiada da Rede Globo no Acre. Gomes moveu uma ação junto à Justiça Eleitoral pleiteando o direito de estar no encontro.

Ao apreciar a liminar, o Juiz Luiz Camolez entendeu que Carlos Gomes possui o direito de participar do debate e orientou a “Inclusão IMEDIATA do candidato Carlos Gomes da Costa Souza, do partido Rede Sustentabilidade, no debate realizado pela TV Acre”.

Gomes comemorou a decisão e afirmou ter sido uma vitória da democracia. “Quem mais se beneficia com certeza é a população. Estamos muito agradecidos a todos que nos ajudaram. O mérito não é do Carlos, e nem do Grabiel, mas de todas as pessoas que se empenharam em nos ajudar nas redes”, disse.

O advogado Gabriel Santos, vice de Carlos Gomes, autor da ação, destacou que a emissora deveria ter levado em consideração a margem de erro das pesquisas realizadas por eles. “Se o Ibope considera essa margem de erro como um dos critérios para avaliar o desempenho dos candidatos, a margem de erro também precisa ser levada em consideração. Por isso que a nossa candidatura pode ter de 0 a 6%. Havendo essa possibilidade, teria o candidato Carlos direito a participar do debate”, disse.

Ele lamentou que a exclusão de Carlos Gomes do debate. “Infelizmente a TV Acre decidiu unilateralmente seguir uma regra nacional da Rede Globo de só convidar candidatos que alcançassem 5% na última pesquisa Ibope, mesmo a nova Lei Eleitoral tendo dado autonomia tanto às candidaturas quanto às emissoras de TV para, conjuntamente, definir as regras do debate”, argumentou.

Notificação realizada – Tão logo saiu a decisão do juiz Camolez, a TV Acre foi notificada. O diretor de Jornalismo da emissora, Jefson Dourado, informou que já recorreram da decisão. “Recorremos. É uma orientação da Globo. A gente tá dentro da lei. Não tem porque a gente não recorrer. É essa a posição”.

Dourado garantiu também que caso o resultado não saia a tempo ou a decisão continue sendo favorável a Cralos Gomes, a emissora está preparada para realizar o debate com todos os candidatos. “Estamos preparados para fazer o debate com até sete candidatos”.

Redes Sociais – Nos últimos dias, viralizou nas redes sociais uma campanha pedindo que Gomes seja convidado a estar no debate. Em um texto publicado pelo próprio candidato, ele afirma que “Quem perde com a decisão da emissora é o eleitor que não tem o direito de acompanhar os quatro candidatos com igualdade de tempo, ver as propostas e decidir em quem votar”.

Os próprios candidatos à Prefeitura da capital declararam apoio a Gomes. A peemedebista Eliane Sinhasique chegou a postar um vídeo em sua página no Facebook repudiando a exclusão do candidato da Rede.

“Eu, enquanto cidadã, candidata, mulher e participante deste pleito eleitoral, venho aqui em público dizer a você, Carlos, que a sua não participação no debate da TV Acre é um ataque à democracia”, afirmou.

O prefeito Marcus Alexandre, em sua página no Facebook, também apoiou a participação de Carlos no debate. “Defendo a democracia e a participação de todos os candidatos no debate e gostaria de ter o Carlos Gomes no debate da TV Acre. O pessoal da Rede solicitou e assinei o documento que eles enviaram à Justiça Eleitoral para garantir à participação do Carlos Gomes no debate da TV Acre”, frisou.

Raimundo Vaz declarou seu apoio ao colega candidato. “Em nome da democracia se faz necessário a participação do candidato da Rede, e que Carlos Gomes tem muito com o que contribuir para o debate. Ele mostrou que está preparado, a participação dele é importante e defendemos que todos tenham oportunidades iguais”.

A Gazeta do Acre: