X

Presos do semiaberto realizam protesto em frente ao Fórum Criminal

 Um grupo de detentos do semiaberto, que cumpre pena na ‘Papudinha’, realizou protesto em frente ao Fórum Criminal nesta segunda-feira, 24, em Rio Branco. Os presos reivindicam falta de segurança na unidade prisional, além do uso de tornozeleiras eletrônicas, que possibilitaria que eles dormissem em casa.

Após uma invasão na unidade, na última terça-feira, 18, os reeducandos foram liberados do pernoite até sábado, 22. Porém, os presos alegam falta de segurança e se negam a voltar para o presídio.

Os detentos do semiaberto saem durante o dia e retornam à noite para dormir no presídio. Quando voltavam para dormir na unidade, na noite de terça-feira, 18, os detentos foram surpreendidos por uma emboscada de uma quadrilha de ao menos 25 criminosos.

Após a ação, a juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, liberou 380 presos do regime semiaberto para que dormissem em casa. Ela justificou a decisão devido o prédio ter ficado deteriorado depois do tiroteio. Contudo, apenas 65 presos voltaram para a unidade na data determinada.

Segundo o diretor do presídio, Denis Picolo, os reeducandos que não voltaram para a unidade ainda não são considerados foragidos. Dos 380 presos do semiaberto, 50 estão com tornozeleira eletrônica e não precisavam ter retornado. Ao todo, 330 estão em situação irregular.

 

A Gazeta do Acre: