O deputado estadual Antonio Pedro (DEM) destacou a reunião ocorrida com o presidente do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski. O encontro aconteceu em Brasília e teve por objetivo tratar sobre a problemática envolvendo os moradores da Reserva Extrativista Chico Mendes que vêm sendo multados por fiscais do órgão.
O parlamentar comemorou o resultado da reunião. “O presidente do ICMBio disse que vai enviar à Reserva Chico Mendes uma comissão para averiguar a situação e, dessa forma, encontrar a solução viável”, disse o parlamentar, ao ressaltar a necessidade do Governo Federal em garantir a sustentabilidade dessas pessoas dentro das reservas.
“Antes de cobrar, o governo deveria dar condições para manterem suas famílias. Muitas vezes elas criam seus rebanhos e estão sendo proibidas de fazerem isso, sendo que essa é uma forma de conseguir um dinheiro mais rápido para sustentar suas famílias”, acrescentou.
Antonio Pedro lembrou que os produtores e moradores estão no local há 40 anos. “Muitos deles somente têm a propriedade para sobreviver, aí o ICMbio vem e tira a fonte de renda dessas pessoas”.
O deputado defende o diálogo em vez da aplicação de multas. “Não aceitamos esse tipo de conduta com aqueles pobres que trabalham para tirar o seu sustento. Na verdade, eles não conhecem a luta desses trabalhadores da floresta. Já disse e repito: pessoas que foram multadas e que, mesmo se venderem tudo o que têm, não conseguem pagar as multas”.
Participaram da audiência pública os deputados Manoel Moraes (PSB), Chagas Romão (PMDB) e Raimundinho da Saúde (PTN).