Apesar da crise política, econômica e agora institucional, o governador Tião Viana está fazendo a sua parte, praticamente em ponte aérea entre o Acre/Brasília, pleiteando e exigindo do Governo Federal o que os estados têm direito, como os da repatriação e agora os do Cide.
Esta tarefa, entretanto, não é só do governador. A bancada federal – deputados e senadores – têm também a obrigação de fazer a sua parte, já que se tratam de interesses maiores do Estado, independentemente de questões político-partidárias.
Sobretudo, a sociedade espera e exige que esse esforço seja feito por aqueles parlamentares que apoiaram o impeachment ou o golpe parlamentar e alguns, inclusive, se gabam de terem até intimidade com o novo presidente.
Contudo, não é o que se está vendo. Alguns até tentam passar a imagem falsa de que já teriam assegurado vultosas somas de recursos para obras importantes, como o asfaltamento da BR-364.
Mas até agora nada se viu e, depois de cinco anos consecutivos de tráfego ininterrupto, tudo indica que a estrada irá fechar. Outros se limitam a anunciar migalhas para este ou aquele município, sem atentar para os problemas maiores do Estado. Como se disse, estão devendo e a sociedade saberá cobrar no momento oportuno.