X

Bom começo, mas não basta

Medidas oportunas e necessárias essas que vem sendo tomadas pelo Governo do Estado para prevenir e combater a criminalidade, reunindo, além das forças de segurança, outros poderes, como o Judiciário e o Ministério Público.

E como medida concreta lançando o que denominou de “Operação Cidade Segura”, começando por Xapuri, onde, além das ações das forças policiais, outros órgãos públicos do Estado e do município desenvolverão ações sociais voltadas, sobretudo, para os jovens. O objetivo, segundo o governador, é mostrar para a sociedade que o Estado está presente, proporcionando segurança e tranquilidade.

Este é um bom começo, mas, evidentemente, que não é tudo. O que se espera é que o Governo Federal, com o banho de sangue que aconteceu em presídio de Manaus, tenha, enfim, se convencido da necessidade urgente de lançar um plano nacional de combate ao narcotráfico e ao contrabando e armas que entram pelas fronteiras completamente desguarnecidas e que estão na origem dessas disputas sangrentas das facções criminosas.

Até agora de concreto, objetivo não se viu nada. Aliás, depois de quase uma semana é que o presidente da Republica veio a público ontem para se manifestar sobre a chacina, que foi manchete nos principais jornais do mundo e até o Papa já havia comentado.

 

A Gazeta do Acre: