X

Acre é o 20º Estado em expulsões de servidores federais, aponta CGU

 Segundo relatório do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), o Acre é o 20º Estado do Brasil em número de punições expulsivas aplicadas a servidores do poder executivo federal. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira, 9.

O ranking, liderado pelo Amazonas, se refere ao número de expulsões por servidores ativos entre 2011 e 2016. A taxa de expulsões no Acre foi de 4,21, sendo que 30 servidores foram expulsos entre 2003 e 2016. Somente ano passado, dois servidores foram excluídos no Estado.

No total, a União demitiu 550 agentes públicos por envolvimento em atividades ilícitas no ano passado. O principal motivo das expulsões foi a prática de atos relacionados à corrupção, totalizando 343 penalidades aplicadas, ou seja, 65,3% do total. O percentual aumentou em relação a 2015, quando atingiu 61,4%.

Desde 2003, a União já expulsou mais de 6 mil funcionários públicos. De acordo com o relatório, entre as penas registradas estão demissões, cassações de aposentadorias e destituições de ocupantes de cargos em comissão.

Os dados não incluem empregados de estatais, a exemplo da Caixa Econômica, dos Correios, da Petrobras, etc. (Com informações do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União)

 

A Gazeta do Acre: