X

Cheia dos rios no interior do Acre preocupa autoridades

 A cheia dos rios no interior do Acre já mudou a realidade de muitos acreanos. Em Tarauacá e Cruzeiro do Sul são os municípios onde a situação é mais preocupante. Em Rio Branco, o Rio Acre estava nesta segunda-feira, 30, com nível de 10,74 metros, ou seja, ganhou mais de 2 metros de volume de água nos últimos dias.

De acordo com a Defesa Civil, só neste mês de janeiro choveu 529 milímetros. Isso representa um volume de água de 83% acima da média esperado para o período. Esse é o maior volume que caiu na região desde 1970.

“A gente está acompanhando, fazendo o monitoramento ao longo da bacia. O que está preocupando a gente é de Xapuri pra cá: o Espalha e o Riozinho do Rôla apresentam situação de subida. E a gente está acompanhando a situação do Rio Acre aqui pra que a gente não seja pego de surpresa”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, em todo o mês de janeiro, só não choveu em seis dias. A Prefeitura de Rio Branco vai colocar o Plano de Contingência em ação quando o rio atingir 12 metros de profundidade, quando os abrigos poderão começar a ser montados. Com 14 metros, o rio transborda e os primeiros bairros são atingidos.

Cruzeiro do Sul

O Rio Juruá chegou a 14,05 metros, afetando mais de oito mil pessoas. Destas, 160 já foram retiradas de suas casas. Devido à situação, a prefeitura já assinou o decreto de situação de emergência.

As famílias retiradas são, principalmente, dos bairros Cruzeirinho, Miritizal, Várzea e Nari do Moa. A preocupação maior da Defesa Civil é de que o Juruá atinja a marca histórica, que é de 14,18 metros, registrada em 1995.

Uma tenda foi montada no porto da cidade para atender as pessoas que tiveram que sair de casa. A ação é articulada pela Defesa Civil do município, Corpo de Bombeiros e o Exército.

Com o aumento no número de desalojados, a prefeitura montou um abrigo no ginásio poliesportivo Alailton Negreiros, no bairro João Alves, já que a capacidade de colocar famílias em aluguel social chegou ao limite.

Tarauacá

O rio que banha Tarauacá ultrapassou a cota de transbordo, que é de 9,50 metros. O manancial atingiu os 10,50 metros na medição feita nesta segunda-feira, 30. As primeiras famílias desabrigadas já estão no abrigo público instalado na escola José Augusto de Araújo. Elas residiam no bairro Triângulo.

Os bairros Triângulo e Senador Pompeu, também conhecido por bairro da Praia, foram atingidos pelas águas.

Após chover mais de 40 milímetros apenas no domingo, 29, o Rio Tarauacá ultrapassou a cota de alerta, que é de 8,50 metros.

A população do município ainda sofre as consequências das sucessivas enchentes ocorridas há dois anos. Ao todo foram 12 ocorrências entre novembro de 2014 e março de 2015.

Previsão do Tempo

De acordo com o pesquisador meteorológico, Davi Friale, através do site O Tempo Aqui, prevê que em Rio Branco, o Rio Acre já passa da marca de 10 metros, mas não atingirá 11 metros, pelo menos durante esta semana, pois o volume atual é consequência, apenas, das chuvas que ocorreram no vale do riozinho do Rola, seu principal afluente.

No seu alto curso, nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, seu nível continua baixo, pois não tem chovido significativamente no Alto Acre, nos últimos dias, devido à penetração de ar um pouco mais seco, conforme previsto na semana passada.

Assim, seu nível, na capital acreana, sem sombra de dúvidas, começará a baixar rapidamente, nos próximos dias, pois não há tendência atmosférica de provocar chuvas volumosas, durante esta semana, mas, apenas, passageiras e localizadas, devido à infiltração de ar mais seco, como previsto, porém não está descartada uma eventual chuva forte em alguns pontos isolados.

Ainda de acordo com Friale, rio Tarauacá vai baixar rapidamente nas próximas horas, tendo em vista que não ocorreram chuvas volumosas, nas últimas 24 horas, no seu alto curso e no vale do seu maior afluente, o Muru.

No entanto, este é um rio diferente dos outros do Acre: seu nível, tanto sobe rapidamente, como desce com a mesma velocidade. Basta que ocorram chuvas volumosas ou que elas diminuam, apenas 24 horas antes.

Para Cruzeiro do Sul, o pesquisador meteorológico aponta que as chuvas que caíram nas últimas 72 horas somam mais de 180mm, segundo nossas estimativas, em, praticamente, toda a área compreendida pelos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Porto Walter.

Nas últimas 24 horas, choveu moderadamente, também, no município de Marechal Thaumaturgo, o que contribuirá para o aumento do nível do rio em Cruzeiro do Sul.

Friale já tinha previsto que Cruzeiro do Sul iria sofrer com a maior enchente já registrada da história, pois as águas dessas chuvas volumosas terão que, obrigatoriamente, passar pelo município. Previsões apontam que o nível do rio Juruá poderá ficar próximo de 14,5 metros.

A Gazeta do Acre: