X

Estudantes do Acre tem trabalhos selecionados para a 10ª Bienal da UNE

 Cinco estudantes do Acre tiveram seus trabalhos selecionados para as mostras estudantis que acontecem durante a 10ª Bienal da UNE. O festival com o tema ‘Feira da Reinvenção’ será realizado entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, em Fortaleza. Durante a programação, o evento vai receber shows de Gaby Amarantos e Emicida.

De acordo com a coordenação do festival, mais de mil estudantes de todo o Brasil inscreveram trabalhos nas sete áreas que compõe a Bienal, são elas: literatura, audiovisual, artes cênicas, música, artes visuais, projetos de extensão, ciência e tecnologia.

Este ano, Literatura foi a que mais recebeu inscrições. A coordenadora da mostra desta área, Brenda Amaral, afirmou que os melhores trabalhos enviados foram de estudantes acreanos. “O Acre foi minha maior surpresa! De lá vieram os melhores trabalhos”.

O acadêmico de Direto, Felipe Zanon, 34 anos, foi um dos estudantes que se destacou na área de Literatura. Essa é a segunda vez que o jovem tem um trabalho selecionado na bienal.

Zanon conta que o poema, intitulado ‘Expiação’, foi escrito após o término de um relacionamento, na tentativa de que fosse um pedido de perdão em forma de poema. “É a descrição idílica do poeta sobre este sentimento que surge em seu âmago, repentinamente tomado por ‘este sentimento jamais experimentado’, tentando, em seus versos, capturá-lo numa ode à sua muda”, disse.

Para o estudante, ter mais um trabalho selecionado no festival traz um sentimento de reconhecimento. Ele lamenta não poder ir à Fortaleza/CE, apresentar o poema. “Todo artista gosta de se ver reconhecido. Porém, sobra o sentimento de frustação, por não poder ir até Fortaleza apresentá-lo, tendo em vista que a Ufac desta vez não disponibilizou transporte e nem bolsas”.

O acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, Hériclis Pinheiro da Silva, 27 anos, teve dois trabalhos selecionados. Na área de Ciência e Tecnologia, ele fez um estudo sobre a variabilidade geoespacial e horária da temperatura do ar em Rio Branco. Em literatura, Pinheiro escreveu um poema erótico e metafórico sobre a busca do prazer do parceiro.

“Me sinto lisonjeado pela oportunidade de apresentá-los, pois os dois trabalhos têm muita representatividade, ambos nas suas respectivas áreas. Além de que leva também a alma da Sociedade Literária Acreana (SLA) e da Liga Acadêmica de Urbanismo (LAU), sociedades em que sou membro efetivo e estão precisando de visibilidade”, relatou.

Os demais selecionados foram: Remilson Queiroz (poesia), Heric Pinheiro (poesia) e Rita de Cassia (pesquisa em meio ambiente).

Hériclis Pinheiro da Silva, 27 anos
Felipe Zanon, 34 anos
A Gazeta do Acre: