X

Após chegar a mais de 12,7 metros, Rio Acre apresenta vazante na Capital

 O Rio Acre atingiu nesta segunda-feira, 20, o nível de 12,70 metros. De acordo com a Defesa Civil municipal, o manancial na Capital apresentou vazante de 1 centímetro. Apesar de a chance de enchente ser praticamente descartada nesse momento, a elevação das águas resultou no acúmulo de balseiros nas pilastras das pontes Juscelino Kubitschek, Coronel Sebastião Dantas e da passarela Joaquim Macedo, no Centro.

Durante todo o dia, o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar (CBM/AC), realizou a retirada desses balseiros.

O pesquisador meteorológico Davi Friale avisa que a aproximação e chegada de uma fraca frente fria ao Acre e a formação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre Rondônia deixam o tempo extremamente instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora e dia, durante esta semana até sábado, dia 25 de fevereiro.

“O tempo deverá ficar fechado e chuvoso na maioria dos dias desta semana e a temperatura diurna ficará bem abaixo da média climatológica para o mês, sendo que, em alguns dias, a máxima não deverá passar de 24ºC, principalmente, no Acre”, prevê Friale.

Ele também diz que a partir de terça-feira, 21, o nível começará a baixar lentamente.
Entretanto, as chuvas volumosas que devem atingir a maior parte do Acre, nesta semana, farão com que o nível da maioria dos rios acreanos suba bastante.

“Em Rio Branco, o nível do Rio Acre voltará a subir rapidamente no final desta semana e é alta a probabilidade de que passe dos 14 metros na próxima semana, podendo chegar a 15 metros, pois as chuvas serão frequentes”, alertou Friale.

A Gazeta do Acre: