X

Empresária denuncia que apagão causou morte de 17 mil frangos em sua granja

A empresária Josefa Oliveira relatou a um site de notícias local, o G1/AC, que teve um prejuízo de mais de R$ 200 mil devido à morte de 17.303 frangos da sua granja, após a ocorrência de um apagão em Assis Brasil e nas regiões vizinhas. O incidente aconteceu no último domingo, dia 19. A granja fica localizada na Colônia Floresta, estrada para o município.

A morte dos frangos, segundo a empresária, se deu porque os aparelhos que mantêm a climatização no galpão dos frangos pararam de funcionar. A temperatura teria chegado a 38oC. Os frangos não resistiram ao calor e morreram.

“Deu um apagão e, quando a energia voltou, ficou só em uma fase, sendo que precisamos de 220 volts. Os equipamentos não funcionaram e quentura foi demais e os frangos não suportaram”, disse Josefa, ao G1/AC, frisando que também tentou acionar o motor para manter a climatização no galpão, mas não deu tempo de salvar os frangos.

Desesperada, a empresária disse que fez um financiamento junto ao Banco da Amazônia e agora calcula o prejuízo devido ao incidente. Ela estima um dano de mais de R$ 200 mil, mas a soma pode ser ainda maior.

Josefa chora ao ver o prejuízo que a morte dos angos causou (Foto/ Arquivo pessoal)

 

 

 

 

 

 

 

 

Nota

Em relação a ocorrência na qual teriam morrido cerca de 17 mil frangos de uma granja, localizada no município de Brasileia, neste domingo (19), devido a uma interrupção no fornecimento de energia, a Eletrobras Distribuição Acre esclarece que ainda apura as circunstâncias do ocorrido e pontua o que segue:

1º) Na referida data houve interrupção no fornecimento de energia na região, por cerca de 32 minutos.

2º) Diante da alegação que, quando houve o retorno da energia, o local passou a contar com apenas uma fase, a Distribuidora informa que  durante a interrupção e após a normalização no fornecimento não houve registro de reclamação na referida Unidade Consumidora, portanto não foi reportado qualquer problema de fornecimento na granja e o local é atendido por apenas uma fase.

4°) Além disso, em vistoria realizada por técnicos da empresa foi constatado que o estabelecimento possui gerador de energia.

A Distribuidora informa ainda que atua para melhoria continua dos serviços oferecidos em todo o Estado e  se coloca à disposição dos proprietários da granja para maiores esclarecimentos e apuração técnica da ocorrência.

A Gazeta do Acre: