X

Chuva nas cabeceiras deixam Defesa Civil alerta nos municípios cortados pelo Rio Acre

 O Rio Acre em Assis Brasil já desabriga 20 famílias. De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta-feira, 15, o nível do manancial chegou a 11,41 metros, acima da cota de alerta, mas ainda abaixo da cota de transbordamento, de 12,50 metros. As famílias foram levadas para a Escola Municipal Simon Bolívar.

A prefeitura e Defesa Civil municipal já estão em estado de alerta e monitorando o nível da água. Enquanto isso, em Rio Branco as autoridades aguardam uma elevação no nível do manancial.

Às 6h desta quarta-feira, 15, o Rio Acre estava medindo 7,80 metros, 20 centímetros a mais que a medição da noite passada.

“Como choveu concentradamente e o rio subiu muito em Assis Brasil, essa água deve chegar a Rio Branco neste final de semana. A elevação será considerável”, reafirmou o coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco.

Ainda na Capital, o Riozinho do Rôla, maior afluente do Rio Acre, está vazando. O nível saiu de 9,42m na noite de terça-feira para 9,33m nesta quarta-feira.

A previsão do tempo para os próximos dias, porém, não é otimista. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, através do site O Tempo Aqui, o nível do rio vai continuar aumentando em todos os municípios.

A previsão para os próximos dias aponta que os pulsos úmidos, originários do oceano Atlântico, voltarão a atingir o Acre e provocar muita chuva nos próximos dias, mesmo que, em um ou outro lugar, não haja ocorrência de chuvas diárias.

“O tempo permanece bastante instável, o que prejudica a precisão de nossas previsões. Assim, não será surpresa que o sol e o calor imperem num dia e, noutro, as chuvas volumosas voltem a ocorrer”, destacou o pesquisador.

A Gazeta do Acre: