X

Em alusão ao Dia da Água, grupo de grafiteiros levará a arte para unidades de tratamento

O grupo TRZ Crew Grafite e Arte implantará seu projeto Água Sagrada em unidades de tratamento de água de Rio Branco.

A iniciativa, que conta com o apoio do gabinete do governador, Fundação Elias Mansour, Assessoria da Juventude e Secretaria de Comunicação, prevê levar a arte da grafitagem às grandes paredes existentes nos locais.

Ainda no início do mês, o movimento, liderado por Júnior e Antônio Uanderson de Oliveira, mais conhecidos como Júnior TRZ e Antônio Desh, foi recebido pelo governador Tião Viana, ao qual declarou apoio para executar a ação. A ideia é levar o projeto para demais espaços degradados, a fim de recuperá-los utilizando a expressão da arte.

De acordo com Júnior, além das unidades de tratamento, que receberão as pinturas em alusão ao Dia da Água, celebrado em 22 de março, o grupo também fará ao longo do ano trabalhos com referência a queimadas e lixo.

“Para nós, a proposta foi excelente, pois teremos grandes telas para produzir nossa grafitagem, além de ser uma demonstração que nossa arte é reconhecida positivamente”, destaca.

O grafiteiro conta, ainda, que ele e os três companheiros de movimento participarão em Curitiba (PR) do Encontro Internacional de Grafite Street Of Style, no mês de abril. Para isso, irão contar com o apoio do governo do Estado.

“É um evento no qual fomos escolhidos entre milhares para estar lá, e para nós esse apoio foi de fundamental importância, visto que não pudemos comparecer nos últimos anos por não termos condições de arcar com nossa locomoção”, ressalta.

Como surgiu o TRZ Crew

Criado em 2003, o grupo foi uma iniciativa dos irmãos José Alberto Junior e Carlos Frederico, e do amigo João Paulo Asfury, e nasceu com objetivo de levar a arte para as ruas da capital do Acre.

Ao longo dos anos, o TRZ Crew contribuiu em diversos eventos de Rio Branco, tais como Expoacre, festas juninas, campeonatos esportivos e movimentos estudantis, entre outros. Além disso, promoveram, também, projetos sociais em escolas e comunidades. “Entendemos que a arte só tem a somar para a sociedade como um todo”, afirma Junior.

Entre as conquistas, está a vitória no concurso Cores da Cidade, com a obra Súplica da Natureza, localizada próxima ao Horto Florestal.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: