X

Davi Friale prevê enchente durante feriado de Carnaval em Rio Branco

 Apesar do nível do Rio Acre se manter abaixo da cola de alerta, a previsão do pesquisador Davi Friale é de alagação durante o feriado de Carnaval na capital acreana. Nesta quarta-feira, 22, o manancial marcou 11,24 metros, de acordo com monitoramento da Defesa Civil Municipal.

Em seu site, o pesquisador afirma que o nível do rio deve começar a subir “rápido e acentuadamente”, a partir desta quinta-feira, 23. A previsão é de que nos primeiros dias da próxima semana o manancial ultrapasse 14 metros, podendo chegar a 15 metros. A cota de transbordamento do Rio Acre na capital é de 14 metros.

Segundo Friale, a justificativa para a possível subida repentina são as chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas em toda a bacia hidrográfica do Rio do Rola, Rio Xapuri e Igarapé São Francisco.

A previsão do tempo para os próximos dias, de acordo com o pesquisador, não são animadoras. “As chuvas deverão continuar fortes e volumosas na maior parte do Acre e das regiões vizinhas, pelo menos até a próxima sexta-feira, 24. Somente a partir de sábado as chuvas diminuirão”, escreveu.

RIO TARAUACÁ

Ainda segundo Friale, o nível do Rio Tarauacá subirá “brusca e acentuadamente” nas próximas horas. Ele afirma que haverá novamente alagação no município. Em janeiro deste ano, o manancial chegou a ultrapassar a cota de alerta, que é de 9,50 metros.

Segundo a Defesa Civil do Município, cerca de 16 mil pessoas foram atingidas pelas inundações dos rios Muru e Tarauacá. A prefeita Marilete Vitorino chegou a decretar situação de emergência no dia 1º de fevereiro.

Em Jordão, a subida do Rio Tarauacá desabrigou cerca de 15 famílias indígenas do bairro Kaxinawá. A prefeitura acompanha a situação do manancial, que apresentou vazante nesta quarta, 22. Algumas famílias já retornaram às suas residências.

RIO IACO

O pesquisador também faz um alerta aos moradores de Sena Madureira. Friale explica que chuvas fortes devem atingir as bacias hidrográficas dos rios Iaco, Macauã e Caeté. Por esse motivo, o Rio Iaco, em Sena Madureira também pode ter uma subida “rápida e acentuada”.

A Gazeta do Acre: