X

Deputado reitera pedido para extinguir feriado do Dia do Católico e Evangélico

O deputado Heitor Júnior (PDT) confirmou que apresentou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) na manhã de ontem, 21, o projeto de lei que dispõe sobre a revogação dos feriados do Dia do Católico e do Dia do Evangélico. Ele reitera que as datas comemorativas permanecem no calendário, porém, o feriado será extinto.

“Estive conversando com várias pessoas da sociedade sobre o assunto. Por mais que alguns reclamem da extinção do feriado, a maioria acha certo que ele acabe. Nesse sentido, apresentei dois projetos de lei que revogam os feriados do Dia do Católico e do Evangélico. Estamos num Estado laico e em respeito às demais religiões e observando os prejuízos financeiros entramos com esses projetos”, disse.

Heitor ressaltou que tem o apoio de líderes religiosos. “Recebi uma carta do padre Máximo o qual ele concorda com o fim do feriado. Inclusive, ele sugere que façamos o dia do culto ecumênico, em respeito a todas as religiões. Sei que o assunto foi polemizado por alguns integrantes da sociedade, mas nãoposso me abster de fazer esse debate. Esse número absurdo de feriados tem prejudicado a economia e não podemos permitir”.

O deputado destaca também a ação desenvolvida pela Associação na última segunda-feira, na sede do Poder Legislativo acreano. “Foram 135 testes rápidos de hepatites B e C, sífilis e HIV. A Associação promove essas ações em todo o Estado. Quanto mais fazemos diagnósticos, mais temos casos positivados”.

Por fim, ele frisa a necessidade das autoridades acreanas estarem mais atentas a questão. “Isso é um alerta às nossas autoridades de saúde quanto à quantidade de portadores de hepatites que não sabem que têm a doença. São mais de 40 mil no Acre. Com apoio da Associação, temos 17 mil pessoas fazendo o tratamento. A hepatite é a doença que mais mata os acreanos”.

A Gazeta do Acre: