X

Rio Tarauacá sobe mais de 4 metros e atinge cota de transbordamento de novo

 Pela 2ª vez este ano, o Rio Tarauacá, localizado em cidade de mesmo nome, atingiu a cota de transbordamento. Como foi previsto pelo pesquisador Davi Friale, nas últimas 24 horas, o nível do manancial subiu rapidamente e atingiu 9,50 metros nesta quinta-feira, 23.

As águas alcançaram o Bairro da Praia, o maior da cidade. Mas, até à tarde desta quinta, nenhuma família precisou ser retirada de sua residência. Contudo, a previsão para as próximas horas é que o rio continue subindo, conforme a Defesa Civil do Município.

Em janeiro deste ano, o manancial chegou a ultrapassar a cota de transbordamento e atingir 10,50 metros. Segundo a Defesa Civil do Município, cerca de 16 mil pessoas foram afetadas pelas inundações dos rios Muru e Tarauacá. A prefeita Marilete Vitorino chegou a decretar situação de emergência no dia 1º de fevereiro.

Dois bairros da cidade de Tarauacá estão alagados pelas águas do rio (Foto Divulgação Defesa Civil )

 

 

 

 

 

 

 

 

RIO ACRE

Na capital acreana, o nível do Rio Acre voltou a subir lentamente. Nessa quinta, 23, o manancial marcou 11,40 metros, mas segue distante da cota de alerta, que é de 13,50 metros. O plano de contingência para controle de enchentes em Rio Branco passa a entrar em prática quando o rio atingir a cota de 12 metros. Vale lembrar que a cota de transbordamento é de 14 metros.

Em Xapuri, o Rio Acre subiu mais de dois metros nas últimas 24 horas. Nesta quinta, as águas marcaram 10,39 metros. Neste município a cota de alerta é de 12,50 metros. Mesmo com previsão de muita chuva para os próximos dias, o Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, continua apresentando vazante.

A Gazeta do Acre: