Pular para o conteúdo

Defesa Civil contabiliza que choveu em 17 dias 25% a mais do era esperado para o período

 A Defesa Civil Estadual aponta que o Acre vive um dos seus ‘invernos’ mais rigorosos. Prova disso é que, nos últimos dias, choveu 330 milímetros, ou seja, 25% a mais do que o esperado para o período. Na manhã desta segunda-feira, 20, o nível do Rio Acre estava em 12,72 metros.

O levantamento do órgão mostra que no primeiro trimestre desse ano, até a última sexta-feira, dia 17, já foi atingido 60% do previsto em chuvas para todo o ano de 2017.

O diretor de Risco e Desastre, major Eden Santos, afirmou que todos os meses a partir de setembro de 2016 tiveram precipitações acima da média aguardada. Neste ano, a Defesa Civil apontou que 64 dos 76 primeiros dias foram chuvosos – ou seja, choveu em 84% dos dias.

Apesar disso, o major acrescentou que, por enquanto, o comportamento das chuvas e do rio é considerado normal para a Defesa Civil. Ele confirma que as atenções estão redobradas até o mês de maio, época em que deve se encerrar o período chuvoso no Estado.

“Vão acontecer mais precipitações esta semana e estamos monitorando porque tudo isso que acontece na nossa região de Rio Branco vai influenciar no nível do nosso rio. As chuvas que ocorrem à montante de nós e na Capital, o solo encharcado, já influenciaram diretamente”, concluiu o major.