X

Gehlen Diniz relata que estudantes brasileiros estariam sendo multados na Bolívia

 O deputado Gehlen Diniz (PP) comentou sobre a situação dos brasileiros que cursam medicina na Bolívia. De acordo com o parlamento, após participar de uma audiência pública em Brasileia, teve conhecimento de que os estudantes estariam sofrendo humilhações no país vizinho.

“Os jovens acreanos têm que se submeter a condições desumanas para cursar um ensino superior na Bolívia. Tivemos conhecimento de que os brasileiros estariam sendo multados por não residirem na Bolívia”.

Segundo o parlamentar, os brasileiros teriam relatado que as autoridades bolivianas exigem que acadêmicos de medicina tenham residência na Bolívia, caso contrário, sofrem sanções. “Os jovens são investigados se realmente possuem endereço no país vizinho, sob pena de multa se atravessarem a fronteira para os municípios de Epitaciolândia e Brasileia”, disse Gehlen ao cobrar também providencias do governo brasileiro.

“Uma vergonha total. Essas pessoas estão sendo tratadas como se fossem criminosos. Precisam se esconder da polícia para continuar estudando. Até quando as pessoas desse país serão tratadas dessa forma?. ”, questionou.

Diniz criticou ainda as declarações da representante boliviana que frisou que o país possui leis e que devem ser cumpridas. “Um absurdo ouvir da representante da comissão de imigração boliviana que na Bolívia eles têm leis e elas devem ser obedecidas e que se no Brasil nós não temos é problema nosso. O que o governo brasileiro irá fazer a respeito? Não quero crer que ficarão em silencio em relação a esse problema gravíssimo”, finalizou.

 

 

A Gazeta do Acre: