X

Aplac promove ação e cadastra novos portadores de lúpus no Hospital das Clínicas

 Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização aos Portadores de Lúpus, a Associação dos Portadores de Lúpus no Acre (Aplac) promoveu uma ação no Hospital das Clínicas, em Rio Branco. Durante toda esta quarta-feira, 10, o grupo realizou entrega de protetor solar, orientação sobre a doença e cadastro de novo portadores.

“A ideia é divulgar o lúpus para as pessoas que tem os sintomas, e mostrar a importância do uso do protetor, principalmente para os portadores da doença. Somente hoje nós fizemos o cadastro de 53 novos portadores da doença”, falou a presidente da entidade, Quéli Feitosa.

Criada em 2013, a Aplac possui cerca de 140 pacientes cadastrados em todo o estado. O objetivo da entidade é levar informação sobre a doença e incentivar a criação de políticas públicas que busquem melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Em pouco tempo de fundação, a associação já coleciona conquistas como, por exemplo, a lei municipal que beneficia pacientes cadastrados com protetor solar especial, realização de exames específicos, entre outros.

Sobre o Lúpus – Manchas avermelhadas, febre, queda de cabelo ou dores nas juntas podem ser sintomas de uma doença silenciosa. O lúpus eritematoso sistêmico (LES), também conhecido por lúpus, é uma doença inflamatória autoimune que pode se manifestar em diversos órgãos de forma lenta ou agressiva e até causar morte.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o lúpus afeta de 40 a 150 em cada 100 mil pessoas. A reumatologista Adriana Marinho explica que a doença é mais comum em mulheres entre 20 e 30 anos de idade.

“O lúpus é uma doença autoimune, ou seja, o organismo cria anticorpos para se atacar. Ele é o grande estigma das doenças autoimunes porque ataca tudo desde o cérebro o cabelo, unhas, rins, todos os órgãos”, explica.

 

A Gazeta do Acre: