X

Experiência do Sebrae no Acre torna-se referência nacional

Em reunião realizada em 15 de maio, no Sebrae/NA, foi confirmada a nacionalização da Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), uma solução educacional  idealizada pelo Sebrae no Acre que visa fomentar a criação de novos empreendimentos e estimular o crescimento dos que já estão no mercado, por meio do desenvolvimento de comportamentos, habilidades, competências e conhecimento na gestão de negócios.

Segundo a gestora da OSE no Acre, Maria das Dores, da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE), há o entendimento, por parte do Sebrae Nacional, da referência de sucesso do Acre na realização da Oficina. “Existe uma boa aceitação da OSE por parte de outros estados. Vários já aderiram, por iniciativa própria, a aplicação dessa metodologia no seu contexto empresarial. Considerada um exemplo de sucesso, agora será nacionalizada e aprimorada pelo Sebrae Nacional”, comemora.

A OSE é um produto que promove a educação empreendedora, atingindo públicos em massa e está alinhada às prioridades estratégias do Sebrae. O público alvo da OSE é formado por pequenas empresas formais, empresas informais, ambulantes e camelôs, autônomos e pessoas com intenção real de montar um negócio.

A metodologia desenvolvida prevê a capacitação de 300 pessoas em 10 salas. No Sebrae no Acre, a OSE possui uma carga horária de 15h, sendo 3h diárias com momentos coletivos, palestras, depoimentos e informações sobre as ações do Sebrae. Oferece uma visão geral de conceitos e práticas sobre o tema empreendedorismo e propõe transformar conhecimentos e experiências em estratégias para obter resultados em negócios.  “O tema central é descobrir pontos fortes e fracos para montar o próprio negócio, melhorar ou ampliar o que já existe. A metodologia permite fomentar o empreendedorismo nos pequenos negócios, por meio de um Programa Individual de Desenvolvimento”, destaca Maria Das Dores.

No Acre, a criação e estruturação da metodologia de capacitação das oficinas OSE foi desenvolvida pelos consultores Adriana Pinho de Souza, Carlos Estevão Ferreira Castelo e Marco Túlio Rodrigues. Nessa nova etapa, o Sebrae Nacional aprimorará a solução, que poderá ser aplicada em todos os Estados.

Segundo Marilyn Lyra, Gerente da UCE, a nacionalização da OSE é um passo importante que fortalece o Sebrae no Acre junto aos pequenos negócios, no momento em que um produto criado no Acre se torna caso de sucesso e será aplicado em todo o Brasil.

Ainda com a metodologia atual, será realizada uma OSE entre no período de 26 a 30 de junho de 2017 na Escola Estadual Diogo Feijó, em Rio Branco.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: