X

“Vamos pra cima”, diz presidente dos taxistas sobre possível chegada de Uber

 A possível chegada do Uber em Rio Branco pode causar conflitos entre taxistas e motoristas cadastrados no aplicativo. Em entrevista ao jornal A GAZETA, o presidente do Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos, Experidião Teixeira, afirmou que a categoria não vai aceitar o funcionamento do aplicativo sem regulamentação.

“Não temos nada contra o aplicativo, nunca dissemos que o aplicativo é ilegal. Ilegal é a forma que ele quer operacionalizar o táxi. É um veículo que não tem cadastro na Prefeitura, não tem placa vermelha, coisa que com o táxi não é possível ser feito. Se eles querem trabalhar, que seja nas mesmas condições. Eles querem trabalhar de forma independente. Se for ilegalmente nós vamos pra cima”.

Para Teixeira o projeto federal de regulação que aproxima o aplicativo Uber e seus similares das regras hoje aplicadas aos táxis deve decidir os rumos dessa história. O texto aguarda análise do Senado.

O presidente destaca que nesta quarta-feira, 24, representantes de sindicatos de todo o país devem se reunir em audiência pública para debater o assunto, em Brasília (DF). “Nós fazemos questão de comparecer. Os motoristas do Uber muitas vezes é bico, para nós é uma atividade que vivemos dela”, acrescentou.

Em nota, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) defendeu a categoria de taxistas e informou que vai aguardar  a tramitação e aprovação da Lei Federal, que regulamenta o serviço do Uber, para autorizar ou não a atividade na capital.

“Reiteramos nossa posição pela defesa da legalidade no transporte em Rio Branco e a busca pela segurança e melhoria dos serviços para os passageiros”, finalizou o texto.

Rio Branco conta com 612 táxis regulamentados, sendo reconhecida como uma das frotas mais novas do país, com idade média de três anos, segundo dados da RBTrans.

Uber divide opiniões

Se para os taxistas a possível chegada do Uber traria prejuízos, para a maioria dos rio-branquenses o serviço é bem-vindo. Nas redes sociais, centenas de internautas manifestam sua opinião sobre o aplicativo diariamente. “Sou a favor de preços acessíveis, já utilizei Uber e o preço era quase 50% mais barato. Nem precisa dizer que amei”, escreveu Neila Oliveira.

“Sou a favor, pois gera emprego para muitos pais que estão desempregados. E a cidade da pra obter isso sem brigas, pois os preços de táxis aqui é um abusou”, disse outra internauta.

Violência marca chegada de Uber em PVH

A chegada do aplicativo de serviços de transporte alternativo tem gerado conflitos em diversas cidades. Em Porto Velho (RO), por exemplo, um motorista de Uber foi agredido e teve o carro destruído por taxistas nas primeiras horas de funcionamento do aplicativo na cidade.

A vítima, de 26 anos, foi chamada para realizar uma corrida. Ao chegar ao local solicitado, diversas pessoas cercaram o carro e começaram a destruir o veículo e agredir o motorista.

O que é Uber?

O Uber é uma empresa multinacional norte-americana, prestadora de serviços eletrônicos na área de transporte privado urbano, através de um aplicativo que oferece um serviço semelhante ao táxi tradicional, conhecido popularmente como serviços de “carona remunerada”.

Recentemente, o aplicativo mudou a forma de mostrar os preços em algumas cidades. Agora, em vez de visualizar uma estimativa do valor da corrida, o cliente sabe exatamente o quanto vai pagar antes de chamar o motorista.

 

 

A Gazeta do Acre: