X

Bolsa Família: prazo para acompanhamento em saúde é prorrogado até 28 de junho

O prazo para que os beneficiários do programa Bolsa Família façam o acompanhamento em saúde foi prorrogado para o dia 28 de junho. Esse é o prazo final para que os beneficiários possam procurar as unidades de saúde de Rio Branco para fazerem o acompanhamento do estado nutricional e do calendário de vacinação dos menores.

“O prazo foi prorrogado em virtude da demanda e para que as pessoas tenham mais tempo para procurar uma unidade de saúde e fazer o acompanhamento”, explicou Kelly Cristina, coordenadora do Bolsa Família na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas).

Ainda restam 12.965 famílias para serem recadastradas na capital do Acre. Até esta quarta-feira, 21, já haviam feito o acompanhamento 8.345 famílias, ou 39,16% da meta. A equipe da Semcas alerta que o recebimento do benefício está vinculado à avaliação médica, portanto, a família que não comparecer corre o risco de ter o benefício suspenso.

Para evitar o bloqueio, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) alerta os beneficiários do programa Bolsa Família sobre esta última chamada para a avaliação médica de pesagem e vacinação de crianças menores de sete anos e gestantes com idade entre 14 e 44 anos. “São apenas dois procedimentos. As pessoas podem procurar qualquer uma das 55 unidades de saúde de Rio Branco e fazer o acompanhamento bem rapidinho”, disse Sulamita Guedes, diretora de Regulação da Semsa.

Para que o atendimento seja mais rápido, os pais ou responsáveis devem apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência, declaração escolar da criança, certidão de nascimento e carteira de vacina. Também é importante apresentar o cartão do programa e o cartão da gestante.

A Gazeta do Acre: