X

Com obras na BR-364, motoristas devem ter mais atenção devido à poeira

 Após muitas reclamações sobre as condições da BR-364, estrada que corta o Acre e liga a capital Rio Branco a Cruzeiro do Sul, já recebe melhorias em vários trechos ao longo da rodovia. Para quem precisa trafegar é preciso ter mais atenção. Devido às obras e ao tempo seco, uma cortina de poeira que paira na estrada cria mais uma dificuldade para os motoristas.

De acordo com o motorista Marcos Gilberto Mota, que realiza frequentemente viagens até o Juruá, em alguns trechos da rodovia, antes, durante o período das chuvas, levava mais de 2 horas. Recentemente, ele fez em menos de 50 minutos.

“O trecho fica em Feijó e ainda não está terminado. Os buracos foram fechados com barro e, por isso, o trecho tem muita poeira. É preciso ter muita atenção para dirigir. Nesse período, a estrada fica cheia de carretas”, alertou o motorista.

Para evitar a ‘nuvem’ de poeira levantada pelo carro da frente, a maioria dos ocupantes fecha os vidros do veículo na tentativa de evitar a entrada de partículas, entretanto, o sistema de ar suga o ar externo e lança dentro da cabine do veículo passando as impurezas pelo filtro da cabine.

Nesses casos, as principais recomendações são: dirigir devagar, não fazer movimentos bruscos ou desvios radicais. Além disso, tenha bastante atenção nas freadas para não correr o risco de perder o controle do veículo.

De acordo com especialista, a principal diferença entre o asfalto e a terra é a aderência. A tração do carro fica comprometida na terra e a possibilidade de derrapar e perder o controle aumenta muito. Por isso, todo cuidado é pouco.

O caminhoneiro José Gomes da Silva, que cruzas as estradas acreanas há quase 20 anos, confirma que as melhorias estão acontecendo. “Agora é torcer para não chover, para dar tempo para que a recuperação da estrada ocorra da maneira correta e que ela dure mais que um inverno. Mesmo sem estar terminada, a viagem de Cruzeiro a Rio Branco já demora menos tempo do que estava habituado”, comentou o caminhoneiro.

De acordo com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Thiago Caetano Rodrigues, já foram iniciados a marcação dos pontos críticos para serem reciclados, entre o aeroporto de Rio Branco e Bujari.

“Na próxima segunda-feira, iremos fazer um bonito evento no Bujari para a assinatura da ordem de serviço para o início dos trabalhos entre Rio Branco e Sena Madureira. Começando com duas frentes de serviço, uma no trecho urbano de Rio Branco e outra entre Rio Branco e Bujari. Na semana que vem, já teremos máquinas na pista”, destacou o superintendente.

Além disso, Thiago estima que as obras entre Feijó e Tarauacá sejam concluídas na primeira quinzena de agosto. São aproximadamente 90 quilômetros em que a camada asfáltica será toda refeita.

Se você vai viajar de carro, confira abaixo as orientações para evitar acidentes
Verifique as condições do veículo, antes de viajar verifique as condições do veículo no que se refere a equipamentos de segurança (extintor, triângulo, cintos de segurança), freios (nível de óleo, pastilhas, lonas, regulagem, nível do fluido, possíveis vazamentos e freio de mão).

Além disso, verifique também o sistema elétrico (faróis, lanternas, setas, luz de freio, luz de ré, luzes de emergência e buzina), pneus (estepe, alinhamento da direção, balanceamento das rodas, amortecedores), motor (nível de óleo do motor, correias, mangueiras, ruídos anormais, regulagem, velas e cabos), limpadores de para-brisa (borracha em bom estado), retrovisores externos e internos, radiador (nível da água com o carro desligado).

Caso detecte um problema mecânico mais sério, recorra a uma oficina mecânica especializada e solucione o problema antes de pegar a estrada.

O motorista deve ter atenção redobrada ao realizar uma ultrapassagem

A ultrapassagem deve ser feita apenas em locais permitidos (verifique a sinalização da pista) e de forma rápida e segura. Tenha certeza de que há espaço suficiente para a manobra e só retorne à pista após localizar o veículo ultrapassado pelo retrovisor. Sempre sinalize com antecedência sua intenção de ultrapassar, e ultrapasse sempre pela esquerda. Jamais ultrapasse pelo acostamento das estradas, sobre pontes ou viadutos. Em caso de chuvas, redobre a atenção, pois o veículo da frente provoca uma cortina d’água que dificulta a visibilidade.

Com neblina ou poeira redobre os cuidados

Em caso de neblina ou poeira, o ideal é reduzir a velocidade e, mesmo durante o dia, mantenha os faróis baixos acesos. Mantenha uma distância segura do veículo à frente. Abra um pouco os vidros para evitar que embace. Nunca trafegue pelo acostamento, e evite realizar ultrapassagens. Não pare na pista.

Caso ache necessário, procure um local seguro para estacionar, acenda os faróis e utilize os equipamentos de segurança, como pisca-alerta e triângulo.

Obras no trecho da divisa de Rondônia até Rio Branco (Fotos/Arquivo pessoal )
A Gazeta do Acre: