X

Joelson Dias é reeleito na AME e fala sobre os desafios para os próximos três anos

“Esse resultado é o reconhecimento do trabalho desenvolvidos nos últimos três anos”, comentou o presidente Joelson Dias que foi reeleito com mais de 78% dos votos para liderança da Associação dos Militares do Acre (AME/AC) durante eleição ocorrida nesta segunda-feira, 26.

Em entrevista ao jornal A GAZETA Joelson falou das realizações que proporcionou a categoria no primeiro mandato e dos desafios que terá pelo futuro à frente a Associação.

“No primeiro mandato tínhamos algumas demandas como salário e promoções, por exemplo. De tudo o que nós planejamentos para fazer em três anos conseguimos cumprir 90% do estipulado. Sendo que 100% dos projetos no campo administrativos foram cumpridos. Foram ações que dependiam, por exemplo da nossa receita. Nossa avaliação é a melhor possível”, destacou o presidente.

Duas pautas dentro campo político, Joelson destaca que a ampliação no quadro, através do aumento de vagas para que os militares fossem promovidos. Além da melhoria salarial que passou a ser valer agora em janeiro deste ano.

Já no campo administrativo, o presidente ressalta a ampliação do alojamento de trânsito que antes oferecia 16 vagas e agora tem capacidade para receber 46 militares. “Vale ressaltar que os associados não pagam nada para usufruir do alojamento que possui toda infraestrutura digna e adequado para abrigar os militares que vem do interior para a Rio Branco a passeio ou a tratamento de saúde. Não deixando a desejar para qualquer hotel”, ressaltou Joelson.

Outro ponto que a AME/AC tem permitido aos associados é a ajuda para quem está fazendo tratamento fora do Estado. “Realizamos convênios com os hotéis de trânsito de qualidade por todo o país que em alguns locais permitem que os militares fiquem até mesmo de graça durante o tratamento”, confirmou o presidente.

Outro ponto alto da luta da diretoria foi o retorno da etapa alimentar dos aposentados que tinha sido retirado.

Para os próximos três anos, Joelson afirma que a associação está num processo de negociação com o governo. “Caso venha a dar certo. As melhoras serão significativas. Sempre trabalhando em parceria com outras entidades. Então, o planejamento após isso é focar no campo administrativo e já no segundo semestre iniciar a construção de hotéis de trânsito pelo interior. Os municípios que receberão as obras são Brasileia e Cruzeiro do Sul. Já temos o recurso em caixa”, destacou o presidente.

Realidade das dificuldades enfrentadas pela categoria

O presidente da AME/AC ressalta que o Acre é rota terrestre de drogas e armas, por fazer fronteira com países como Peru e Bolívia. “Hoje é possível ir e voltar do Peru ou da Bolívia sem ser parado por qualquer agente de polícia. Nossas fronteiras estão escancaradas. Eu vejo como descaso do poder público ao tráfico internacional de drogas e de armas. Quando o poder público de forma geral de ausenta quem sofre é a população. E estamos vivendo uma guerra pelo controle desses tráficos”, confirmou o presidente.

Joelson denunciou que as recentes viaturas entregues pelo governo do estado não possuem rádio comunicador e sem giroflex. “Até hoje o sistema de comunicação está ruim. Há dias em que o 190 não é atendido porque o sistema não presta. Os militares que buscam saber se uma pessoa é foragida ou não, mas não conseguem por que o sistema está desativado. Da mesma forma com veículos. Como oferecer segurança pública para a população dessa forma? O Estado não está dando condições para os militares trabalharem da forma devida e infelizmente que sofre com isso é a sociedade”, destacou Joelson.

Dados da eleição

A eleição contou com 1.440 votantes, sendo 1.130 para a chapa vencedora e 291 para a chapa 02. Brancos e nulos somaram 19. Pela primeira vez uma eleição da AME conseguiu distribuir urnas para todos os municípios do Estado.

“O processo eleitoral ocorreu dentro da tranquilidade. Foi a eleição mais expressiva. Uma coisa que me surpreendeu foi a quantidade de votos do interior”, concluiu o presidente.

 

A Gazeta do Acre: