X

Uber completa uma semana de atividades e usuários reclamam da falta de carros em Rio Branco

Com uma semana de operação na capital acreana, o serviço da Uber acumula reclamações dos clientes e polêmicas entre usuários, taxistas e o poder público. O aplicativo de transporte privado começou a funcionar em Rio Branco na última quarta-feira, 7, por volta das 14h.

Apesar da expectativa dos rio-branquenses, muitos usuários estão reclamando da falta de carros para atender a demanda. É o caso do servidor público Luciano Cezário, 28 anos. Ele conta que há uma semana tenta utilizar o serviço, mas a mensagem que aparece ao solicitar o carro é sempre a mesma: “Não há veículos disponíveis”.

“Todas as vezes que eu pedi, não fui atendido, ou não havia carros disponíveis. Acredito que a falta de carros tem a ver com a iniciativa da Rbtrans de apreender os carros a serviço da Uber porque conheço pessoas que querem se tornar motoristas, mas não possuem dinheiro para pagar as taxas”.

A arquiteta Myrla Muniz, 27 anos, afirma que tentou utilizar o serviço duas vezes, mas desistiu após perceber que não havia carros disponíveis na região do bairro Bela Vista.

Muniz também acredita que a atitude da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Rbtrans), de multar e apreender os carros a serviço da Uber, pode estar influenciando na quantidade de veículos que circulam em Rio Branco. “Ainda é muito novo. A cidade é pequena e as pessoas devem estar com medo de usar seus carros como Uber. Mas será algo que vai funcionar muito bem futuramente”.

Outra crítica dos usuários é a forma de pagamento, que neste primeiro momento é feita somete com cartão de crédito. A estudante Lauane Laura, 25 anos, reclama que não conseguiu cadastrar seu cartão porque o banco em que possui conta não é aceito pelo aplicativo.

“Eles não aceitam meu cartão e nem aceitam dinheiro. Isso atrapalha muito. Eles poderiam liberar pelo menos o pagamento em dinheiro. Aceitar só cartão, e nem todas as bandeiras, faz com que eles percam clientes”, disse.

Ao jornal A GAZETA, a Rbtrans reafirmou que enquanto não receber o parecer da Procuradoria do Município sobre como deve atuar em relação ao transporte de Uber na Capital, continuará multando e apreendendo os veículos.

Uber está sendo vencida pela própria ineficiência”, diz sindicato dos taxistas

A surpresa tomou conta de toda a categoria de taxistas, que estava preocupada com a chegada da Uber em Rio Branco. Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas e Condutores Autônomos, Esperidião Teixeira, o novo serviço de transporte não influenciou na procura por táxi. Pelo contrário, na última semana foi registrado um crescimento na clientela de 6%.

“A Uber está sendo vencido pela própria ineficiência. Quem está pedindo esse serviço está extremamente insatisfeito porque a Uber não consegue atender toda a demanda, nem fazer aquilo que pregou que faria. Ficamos até surpresos porque houve um aumento nas chamadas”, afirmou.

Mesmo com o crescimento no número de clientes, a categoria deve continuar investindo na melhoria do atendimento. Segundo Teixeira, será realizada uma assembleia geral nesta sexta-feira, 16, para definir ajustes no serviço prestado, além de começar a elaborar a proposta para pedir a ilegalidade do serviço de transporte privado. “A Uber está incomodando menos do que esperávamos. Essa semana foi bem tranquila, mas não vamos baixar a guarda”.

 

 

 

 

A Gazeta do Acre: