X

Decisão “nefasta”

Classificando como “nefasta”, o deputado Raimundo Angelim subiu à tribuna da Câmara dos Deputados para alertar que a resolução do Governo Temer em vetar obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderá incluir também a construção da ponte sobre o Rio Madeira, atingindo em cheio o Acre.

Como se está assistindo neste período, a seca daquele rio já está causando sérios problemas para o Estado no abastecimento de alguns produtos de primeira necessidade, como os combustíveis, e o transporte de passageiros.

Foi preciso que o governador Tião Viana recorresse ao Governo de Rondônia para decretar estado de emergência a fim de que o DNIT possa realizar alguns serviços para facilitar a passagem das balsas.

Contudo, isso não resolve o problema e a única solução definitiva é a construção da ponte, cujas obras no momento estão praticamente paralisadas. O Acre é o único estado do país que ainda depende de balsas para fazer a interligação terrestre com o restante do território brasileiro.

E assim continuará se a classe política, de modo particular a bancada federal, não cobrar com veemência a conclusão dessa obra. O alerta do deputado Angelim faz sentido, porque, segundo ele, “este Governo não dá nenhuma prioridade para o Norte e Nordeste e nós vamos ficar sem esta obra importante para o desenvolvimento do Acre”.

A Gazeta do Acre: